O ar de origem polar visto nos últimos dias não deve voltar tão cedo: conforme o Observatório Meteorológico da Embrapa Trigo, o frio só aparece novamente a partir do dia 15. Até lá, o que prevalece é o típico clima de outono, o veranico – momento quando o amanhecer conta com temperaturas mais baixas e que aumentam no decorrer do dia.
Ainda assim, tanto o fim desta semana quanto o Dia das Mães, devem contar com a presença da chuva. “Desde quarta-feira (4) teremos o céu parcialmente nublado. A previsão é que tenhamos pancadas de chuva de sexta a segunda-feira (9). As temperaturas ficam entre 12ºC e 26ºC”, explica o observador meteorológico, Ivegndonei Sampaio. Temporal e temperaturas mais baixas, ele ressalta, só depois do dia 15.
Tudo isso acontece com ajuda do fenômeno natural El Niño, ainda que ele atue, no mês de maio, com fraca intensidade. “Teremos chuva um pouco acima da média (114 mm) considerada normal para o período e as temperaturas máximas não terão grande variação. O que pode acontecer, no entanto, é que as temperaturas mínimas sejam de fato mais baixas que o esperado”, pontua Sampaio.
Nas últimas semanas
O ar de origem polar que atuou nos últimos dias perdeu força ainda na segunda-feira (2). Conforme Sampaio, o final de maio totalizou três dias com formações de geada. A temperatura mínima registrada foi de 2ºC, não passando dos 12ºC.