Novos modos de ler e escrever

Estudos sobre a leitura do impresso ao digital estão na agenda das universidades, dos centros de pesquisa, das agências de fomento à pesquisa e de financiamento a projetos educacionais e culturais

Por
· 4 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Universidade de Passo Fundo, por meio dos Programas de Pós-Graduação em Letras, História e Educação, de forma precursora, oferece ao público leitor duas importantes publicações. A primeira, Literatura e Identidade na era da mobilidade, organizada pela Prof. Dr. Tania Rosing, que registra as conferências ministradas no 13º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural, realizado no período de 30 de setembro a 01 de outubro de 2016.
 
Contribuíram para o sucesso do seminário os pronunciamentos dos reconhecidos pesquisadores Dra. Anne-Marie Chartier (DO Service d’Historie de l’Éducation do Institut National de Recherche Pédagogique, Paris, França), Dr. Edevaldo Souza Couto (UFBA), Francisco Marinho (UFMG), Lúcia Santaella (PUCSP) e Roger Chartier (École ddes Hautes Études em Sciences Sociales e do Collége de France, Paris, França e da Universidade da Pensilvânia, Estados Unidos).  A segunda, Leitura: História e Ensino, organizada pelas pesquisadoras Dr. Regina Zilberman (UFRGS) e Dra. Tania Rösing (UPF), com a participação dos pesquisadores reconhecidos nacional e internacionalmente por seus estudos na área referida: Ana Cláudia Gruszynski  (PUCRS), Anne-Marie Chartier, Bethania Mariani (UFF), Elias José Torres Feijó (Universidade Santiago de Compostela, Espanha), Ezequiel Theodoro da Silva (UNICAMP, José Luís Jobim (UFRJ), Luís Augusto Fischer (UFRGS), Márcia Abreu (UNICAMP), Maria da Glória Bordini (UFRGS), Marisa Lajolo (Universidade Presbiteriana Mackenzie), Miguel Rettenmeier (UPF), Regina Zilberman (UFRGS), Roger Chartier, Sandra Guardini Vasconcelos (USP) e Tania Rösing (UPF).

A UPF  oferece ainda aos professores  e aos leitores em formação Roteiros de Práticas Leitoras na Escola 2015, coleção produzida pela equipe de integrantes do Centro de Referência de Literatura e Multimeios – Mundo da Leitura  e implementada no mesmo espaço,  sobre o tema #Leituraseleitoresemliberdade  IV em seis  volumes: Educação Infantil – Contos, Rimas e Adivinhas: brincando com a cultura popular de autoria de Eliana Rodrigues Leite, Fernanda Lopes da Silva; 1º e 2º anos – Um nó na cabeça: convivendo com as diferenças, de autoria de Lisandra Blanck; 3º e 4º anos – Cunhantã: a mulher nas tribos indígenas, de autoria de Lisandra Blanck, Elisângela de Fátima  Fernandes de Mello; 5º e 6º anos – Narrativas de Detetives, de autoria de Elisângela de Fátima Fernandes de Mello; 7º, 8º ,9º e Ensino Médio – Era uma vez... revisitando os contos de fadas de autoria de Fernanda Lopes da Silva, Mayara Correa Tavares; Ensino Superior – Biografia: uma história da vida real, de autoria de Luís Fernando Portela A UPF oferece também a obra Projeto Livro do Mês 2013: A formação de jovens leitores literários, de autoria de Lucas Antônio Carvalho Cyrino, Lisandra Blanck, Elisângela de Fátima Fernandes de Mello, Fernanda Lopes da Silva. Todos esses roteiros têm co-autoria de Tania Rösing

Todas as obras objetivam ampliar o conhecimento de mestrandos, doutorandos e  alunos de graduação, bem como de professores em geral sobre questões de leitura, de ensino de literatura e as práticas leitoras hipermidiais desenvolvidas no Mundo da Leitura, numa exemplificação de atividades que sintonizam ensino, pesquisa e extensão, compromisso maior de uma universidade.

As duas primeiras publicações referidas foram viabilizadas pelo Instituto Itaú Cultural, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Federal (Lei Rouanet), numa demonstração do compromisso dessa importante instituição com os avanços em questões educacionais e culturais.

Exemplares gratuitos de todas as publicações referidas serão disponibilizados às bibliotecas de universidades interessados, a partir do contato com o endereço  [email protected].

Local, data do lançamento – As obras serão lançadas no dia 20 de maio de 2016, entre 17h e 19h, no auditório do Iceg, por ocasião do 6º Seminário Nacional de Língua e Literatura Teoria e Ensino: Cultura e Identidade, no Campus I da Universidade de Passo Fundo.

Homenagem especial a Maria Lucina Busato Bueno
A trajetória de 40 anos da artista plástica Maria Lucina Busato Bueno está marcada pela produção criativa de um número imenso de pinturas indescritíveis, comprometidas com a expressão artística do humano presente em seu dia a dia, ao mesmo tempo em que manifesta, com a mesma perfeição, seu perfil de investigadora. Tem realizado, ao longo de sua história pessoal, experiências de mescla de produtos do mercado com elementos da natureza, conseguindo resultados inesperados e a concepção de cores surpreendentes, empregadas em muitas de suas obras, promovendo a emergência de matizes inimagi-náveis. Essa primeira declaração promoveu a possibilidade de o Centro de Referência de Literatura e Multimeios unir-se ao Museu de Artes Visuais Ruth Schneider, à Faculdade de Artes e Comunicação e à Divisão de Cultura do Sesc/RS nas homenagens que realizaram e continuam a realizar pela produção artística de quatro décadas de autoria de Maria Lucina. Suas obras constituem-se em representações estéticas do ser humano em todas as dimensões. Em pinceladas firmes, concebe figuras e formas capazes de surpreender o olhar mais ingênuo ao mesmo tempo que desafiam os apreciadores a sentir e a avaliar sua produção nos parâmetros mais altos de reconhecimento de uma obra plástica de alta qualidade técnica e artística. As capas da coleção Mundo da Leitura - Roteiros de práticas leitoras para escola IV, homenageia Maria Lucina Busato Bueno, publicando, imagens de algumas de suas obras, gentilmente cedidas pela autora para essa finalidade. Sem dúvida, nos caminhos e nos espaços por onde circularem estes roteiros, haverá olhos atentos e surpresos com a beleza em que se constituem essas imagens.

A homenagem será feita por ocasião do lançamento dos Roteiros de práticas leitoras para escola IV no mesmo local e hora dos demais lançamentos – dia 20/5/2016, auditório do ICEG, das 17h às 19h, momento em que a artista plástica autografará as obras.

Gostou? Compartilhe