Mais escolas estaduais de Passo Fundo aderiram ao movimento de ocupação. Na manhã desta quarta-feira (18), cinco escolas estão ocupadas: Adelino Pereira Simões, Cecy Leite Costa, Eulina Braga, Fagundes dos Reis e Protásio Alves. Segundo o Núcleo do Cpers Sindicato de Passo Fundo, que está apoiando o movimento, até o final da tarde, outras duas escolas devem ser ocupadas por estudantes - Arcoverde e Eenav – chegando a sete instituições. Ainda segundo o sindicato, das 39 escolas, 13 estão paralisadas e cerca de 70% dos educadores aderiram à greve.
Na Escola Fagundes dos Reis, as aulas das séries iniciais do ensino fundamental ainda estão ocorrendo normalmente nesta quarta-feira. Na escola Eenav, até este momento, não foi registrado ocupação. A direção da escola Arcoverde, informou que os alunos estão se organizando e a ocupação deverá ocorrer até o final da tarde de hoje ou a partir da manhã de quinta-feira.
As reivindicações dos estudantes são semelhantes: apoio à greve dos professores, melhorias nas escolas e em defesa da educação pública. As ocupações não tem data para terminar.