A implantação de um escritório da Junta Comercial do Rio Grande do Sul e da Rede Simples em Passo Fundo foi pauta do encontro realizado no início da semana, na Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado. A Rede Simples é um sistema que facilita a abertura e o encerramento de uma empresa, com o SEBRAE como multiplicador do processo em todo o país.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Carlos Eduardo Lopes da Silva, a ação vem para facilitar a vida do empresário. “Já fizemos uma série de reuniões para ajustar procedimentos interno da metodologia proposta. Estava faltando a questão da Junta, que é quem faz a análise prévia, enquanto a Prefeitura emite pareceres ou alvarás, sendo um trabalho complementar. Com um escritório da Junta Comercial do Rio Grande do Sul e a Rede Simples, será possível simplificar a agilizar os processos que não precisarão mais ir para a capital”, explicou ele.
Ainda na reunião, o secretário estadual Fábio Branco recomendou o estabelecimento de um comitê para gerenciar os procedimentos legais para efetuar os registros indispensáveis para habilitar uma empresa. A parceria com o Estado e SEBRAE é benéfica para o município e todos os parceiros, como associações e órgãos que colaboram na área.
Implantar a Rede Simples no município foi uma proposta liderada pelo prefeito Luciano Azevedo, que incentivou a ação, esclarece o secretário Carlos Eduardo. Poucos municípios contam com a estrutura de um escritório regional da Junta e com todo o sistema da Rede Simples.
Rede Simples em Passo Fundo: encontro discute sistema
· 1 min de leitura