Aprovado Plano municipal sobre resíduos sólidos

Com o texto base aprovado também pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente, o plano segue para regulamentação na Procuradoria Geral do Município.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos foi aprovado em audiência pública realizada pela Secretaria de Meio Ambiente, na segunda-feira. Com o texto base aprovado também pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente, o plano segue para regulamentação na Procuradoria Geral do Município. 

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Rubens Astolfi, a discussão sobre o plano iniciou ainda no ano passado, com uma audiência pública que aprovou a fase de diagnóstico. “Após essa etapa, foram realizadas mais de 10 reuniões abertas à população, para que a temática fosse amplamente discutida”, disse ele, que complementou: “também foram propostas metas e objetivos para melhorar essa gestão”, ressaltou. 

A iniciativa propõem alternativas e soluções para o planejamento de gestão das 4 mil toneladas de lixo produzidas por mês. Desse montante, 130 toneladas passam pelo processo de reciclagem através das cooperativas do município, sendo que a coleta do lixo cobre 100% da área urbana. Entre as principais questões do plano estão a ampliação da reciclagem e a educação ambiental. 

Todo o trabalho desenvolvido teve à frente uma Câmara Técnica, formada pelas secretarias de Meio Ambiente e de Transportes e Serviços Gerais, Codepas, Fórum da Agenda 21, Assembleia Permanente pela Preservação Ambiental e do Ministério Público Estadual, além do apoio de entidades ambientais. A audiência pública também faz parte da Semana do Meio Ambiente, que começou ontem e segue até o dia 07 de junho. 

Gostou? Compartilhe