A época mais fria do ano é convidativa para o consumo de sopas e caldos quentes. A sopa de capeletti, por exemplo, estrela de galeterias e restaurantes, é sempre uma boa opção. Pensando nesse mercado um inventor de Marau criou, há cerca de três anos, uma máquina para produzir capeletti. A chegada do frio significa incremento nas vendas. O equipamento já foi vendido para nove estados brasileiros, além do Distrito Federal, e as encomendas seguem em alta. Entre os clientes, aqueles que veem no investimento uma alternativa para driblar a crise.
A máquina criada por Vladmir Ghiggi foi premiada na 3ª Mostra de Máquinas e Inventos para Agricultura Familiar, promovida Embrapa Clima Temperado, Emater/RS-Ascar e UPFel, no ano de 2014. Desde lá, recebeu melhorias no design e mudanças na capacidade de produção. Atualmente a linha conta com máquinas com capacidade de produção de 10, 20, 40, 60 e 80 quilos por dia. Também está em desenvolvimento mudanças para que o equipamento possa ser usado para produção de tortéi e pastéis.
Desde que o projeto foi premiado, Ghiggi viu as vendas aumentarem. Hoje já são mais de 100 vendidas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Maranhão e Distrito Federal. Das vendas, cerca de 90% são efetivadas pela internet.
A versatilidade do equipamento criado por ele permite que sejam feitas modificações para atender necessidades específicas de cada cliente como espessura da massa ou tamanho do capeletti, por exemplo. “Há duas semanas, um pessoal de Foz do Iguaçu viu a máquina na internet e nos visitou para desenvolvermos máquinas para outros dois produtos e vamos projetar em cima do equipamento que temos”, explica Ghiggi que trabalha com o filho e um funcionário na empresa.
Alternativa para a crise
Além de pessoas que já trabalham com a produção de massas e alimentos, pessoas têm demonstrado interesse no equipamento como uma alternativa de enfrentamento à crise econômica vivenciada no país. “Hoje o que está dando mais renda são os alimentos”, justifica o inventor. Aproveitando o mercado, ele tem prorrogado o lançamento de outros produtos, entre eles alguns da linha agrícola, já patenteados. “Preferimos investir na máquina de capeletti para agilizar a produção e vamos retomar outros projetos após o inverno”, pontua. Por mês, nesta época do ano, são vendidas entre três e quatro máquinas.
Quem tiver interesse em adquirir a máquina de capeletti pode entrar em contado pelos telefones 54 3342-6600. Também é possível entrar em contato pela página do Facebook - www.facebook.com/inveent.brasil.