Corede Produção completa 25 anos

Conselho atua em prol do desenvolvimento, da valorização do território, dos anseios da comunidade regional, na perspectiva de melhoria das condições de vida

Por
· 2 min de leitura
A busca pela duplicação da BR 285 e pela conclusão da RS 153 estão entre as prioridades do Corede Produção em prol do desenvolvimento regionalA busca pela duplicação da BR 285 e pela conclusão da RS 153 estão entre as prioridades do Corede Produção em prol do desenvolvimento regional
A busca pela duplicação da BR 285 e pela conclusão da RS 153 estão entre as prioridades do Corede Produção em prol do desenvolvimento regional
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Conselho Regional de Desenvolvimento da Região da Produção (Corede Produção), originalmente denominado Condepro,  foi criado em 14 de junho de 1991, constituído por representantes da sociedade civil e do poder público, com a finalidade promover o desenvolvimento da região através do estabelecimento de políticas de médio e longo prazo. Neste dia 14 de junho de 2016, o Corede Produção comemora 25 anos. Em suas diferentes gestões, as propostas inovadoras do conselho geraram avanços contínuos, seja no trabalho de coordenação na Consulta Popular, otimizando os recursos públicos, seja em outras ações em prol do desenvolvimento regional.

Em 1991, o Corede Produção foi criado legalmente. Instituídos pela lei nº 10.283, os Conselhos Regionais de Desenvolvimento são mecanismos de organização pública da sociedade civil que se consolidaram como um dos mais amplos e principais espaços de organização das regiões para os enfrentamentos das desigualdades regionais e a promoção do desenvolvimento. Os 28 Conselhos hoje existentes são reconhecidos como integrantes dos maiores e principais espaços de organização pública no Rio Grande do Sul, com capilaridade em todas as regiões.

Como prática inovadora, os Coredes são exemplos de avanços na democracia e na participação da sociedade, na definição e na gestão de políticas públicas de desenvolvimento, um modelo de gestão coletiva, participativa, reconhecido pelas Nações Unidas pela inovação em estruturas de transparências e de participação social.  

Este Conselho tem desempenhado o papel de articulador no processo de desenvolvimento regional e municipal. No âmbito municipal, é importante destacar a forte presença dos Comudes, que têm contribuído significativamente em prol do desenvolvimento sustentável de nossa região, um trabalho coletivo, atuando em uma rede de integração. A presença desses conselhos municipais em ações de cunho regional, na participação efetiva, na realização da Consulta Popular, em muito tem contribuído nas demandas locais, eis que representam a aplicação dos recursos para os municípios da Região da Produção.

Para a presidente do Corede Produção, Munira Awad, ao longo de sua trajetória o Conselho ocupou importante papel de representação das principais demandas da sociedade. “O Corede Produção sempre assumiu o papel de interlocutor com os diferentes atores da sociedade, elo entre a gestão pública e o indivíduo. Pelo nosso entendimento, o Corede tem alcançado essa credibilidade, diante da comunidade, porque é apoiada pela UPF, instituição que sempre esteve ao lado das ações do Conselho.

Planejamento estratégico da região da Produção
O trabalho do planejamento estratégico da Região da Produção tem elevada importância e foi elaborado por muitas mãos, entre 1999 e 2010. O documento respondeu a uma reivindicação dos membros do Conselho e de outras pessoas e entidades ao pensar num plano que auxiliasse as gestões, em especial as públicas, na tomada de decisões.

Passados cinco anos da publicação do planejamento estratégico, o governo do estado, junto com o Fórum dos Coredes, firmou um convênio para a atualização e ampliação do planejamento estratégico de desenvolvimento regional, que terá como um de seus principais objetivos a identificação de um modelo de gestão efetivamente regional, consolidando as ações propostas numa carteira de projetos em nível regional.

Dentre os diversos movimentos do Corede Produção, este Conselho se incorpora ao patrimônio da sociedade regional na busca permanente de cada vez mais qualificar a democracia, as políticas públicas e a gestão e execução dos recursos públicos. A intenção é que haja um grande legado desses conselhos no estado do Rio Grande do Sul, na consolidação em definitivo do processo da Consulta Popular, estabelecendo um percentual de recursos financeiros no orçamento do estado, destinado a cada um dos programas em diferentes secretarias.

Gostou? Compartilhe