Servidores do Detran em greve a partir de hoje

Mais de mil exames teóricos e dois mil práticos para a CNH devem deixar de ser feitos por dia no Estado

Por
· 1 min de leitura
Decisão foi tomada em assembleia geral da categoriaDecisão foi tomada em assembleia geral da categoria
Decisão foi tomada em assembleia geral da categoria
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Sob clima de indignação pela precarização do serviço público e a desvalorização do servidor, mais de 400 servidores do Detran/RS disseram “sim” para a paralisação, que começa nesta segunda feira, 11/07. A decisão, tomada durante assembleia geral extraordinária. A paralização deve prejudicar a realização, por dia, de cerca de mil exames teóricos e dois mil exames práticos de direção necessários para a retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), em todo o Estado. A greve deve afetar ainda a fiscalização da Balada Segura (em torno de 150 abordagens ao dia) e a emissão das CNHs e dos registros de veículos, além de todas as atividades relativas aos entes credenciados.

Os trabalhadores requerem a reposição das perdas salariais de 26,75% – correspondente ao período de julho de 2012 a maio de 2016 -, a efetivação imediata das promoções e progressões, além da implementação de auxílio-refeição de R$ 19,09, por dia, sem coparticipação e para todos os servidores. Os projetos de reestruturação do Detran/RS, que tratam de melhorias nas condições da prestação dos serviços para a sociedade e da valorização do servidor, também são reivindicações da categoria.

“Nossa greve não é somente por reposição salarial. Também é uma greve social, pois também busca a estruturação adequada dos locais de exame teórico (que atualmente ocorre em container) e prático (realizado em praças públicas) para obtenção da CNH. Queremos que o cidadão não fique mais ao relento, em pé, sem acesso a banheiros e sob riscos de rua, enquanto aguarda para realizar a prova prática”, ressalta Maximilian da Rocha Gomes, presidente do Sindet. “Nossos colegas trabalham constrangidos devido à precarização dos serviços entregues aos cidadãos”, complementa.A expectativa dos dirigentes sindicais é que a mesa de negociações com o governo do estado seja estabelecida brevemente, a fim de não acarretar muitos prejuízos para a sociedade.


Audiência

Na próxima segunda, servidores do Detran/RS participam de audiência no Ministério Público do Trabalho, por conta de denúncia do Sindet sobre as péssimas condições de trabalhado vividas pelos colegas no prédio da autarquia.

Gostou? Compartilhe