A greve dos servidores do Detran poderá atrasar a emissão de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) e também a realização de testes de direção, em diferentes modalidades em Passo Fundo. Semanalmente são realizados mais de 150 testes no município, entre as diferentes modalidades. O diretor-presidente do Centro de Formação de Condutores (CFC) Planalto, Odoni Tadeu dos Santos, explica que no CFC todos os serviços continuam sendo prestados normalmente: aulas teóricas, de reciclagem, aulas em simulador e práticas nas ruas, bem como os exames necessários para a emissão do documento. No entanto ainda não está claro como ficará a realização das provas práticas, que dependem de examinadores vindos de outras cidades.
Há o indicativo, porém, de que as provas teóricas continuem sendo realizadas normalmente na regional da Procergs de Passo Fundo, conforme destaca Santos. No Estado são realizados diariamente cerca de mil exames teóricos e dois mil exames práticos. A greve deve afetar ainda a fiscalização da Balada Segura (em torno de 150 abordagens ao dia) e a emissão dos registros de veículos, além de outras atividades relativas aos entes credenciados.
Motivo da greve
Os trabalhadores requerem a reposição das perdas salariais de 26,75% – correspondente ao período de julho de 2012 a maio de 2016 -, a efetivação imediata das promoções e progressões, além da implementação de auxílio-refeição de R$ 19,09, por dia, sem coparticipação e para todos os servidores. Os projetos de reestruturação do Detran/RS, que tratam de melhorias nas condições da prestação dos serviços para a sociedade e da valorização do servidor, também são reivindicações da categoria.
Reunião
A direção do Sindicato dos Servidores do Detran (Sindet) foi recebida pelo governo do Estado, nesta segunda-feira, na Casa Civil. Na reunião, foram apresentadas as pautas definidas na assembleia da categoria na última sexta-feira (8). O secretário adjunto da Casa Civil, José Guilherme Kliemann, recebeu o presidente da entidade, Maximilian da Rocha Gomes, o vice-presidente Jefferson Otto e os conselheiros Carlos Longone e Maria Gorete Alves da Costa.