A Imed se destaca não somente pela qualidade no ensino ofertado, como também pelas práticas de gestão que realiza. Com estratégia definida em seu Plano de Desenvolvimento Institucional / PDI, com gestão à vista organizada através do modelo de Balanced Scorecard e orçamento anual institucional, as ações são avaliadas periodicamente, fator que tem permitido melhor controle e, consecutivamente melhores resultados ao longo dos últimos anos. Prova disso foi o reconhecimento através do Prêmio Qualidade RS 2016 do PGQP – Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade na categoria Troféu Bronze.
A premiação é definida através da análise de oito critérios que avaliam as práticas de gestão da organização: Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados. Esta é a segunda vez que Imed receberá um prêmio da qualidade pelo PGQP/RS. De acordo com o Diretor Geral, professor Eduardo Capellari, “a premiação reforça um dos pilares fundamentais da instituição: aliado à proposta de excelência acadêmica, a Imed busca de forma sistemática a construção de um modelo transparente de gestão, com orçamento, objetivos, indicadores e metas amplamente disseminados. O Troféu Bronze do PGQP dá visibilidade ao modelo de gestão adotado e premia o esforço contínuo de melhoria de toda a equipe Imed”.
O Programa Gaúcho de Qualidade objetiva promover a competitividade do Rio Grande do Sul para melhoria da qualidade de vida das pessoas através da busca da excelência em gestão com foco na sustentabilidade. A premiação é o reconhecimento às organizações que se destacam na busca pela excelência em Gestão. É considerado um dos maiores patrimônios gaúchos na disseminação da qualidade e melhoria da gestão das organizações. A premiação acontece no dia 27 de julho de 2016 na sede Fiergs em Porto Alegre.