O frio registrado desde a última sexta-feira se intensificou com a chegada de um ar frio e seco de origem polar à região no domingo. Com isso a semana iniciou com temperatura negativa em Passo Fundo e geada de forte intensidade em toda região. O frio deve perder intensidade já a partir de amanhã, no entanto, pelo menos até sexta-feira, as mínimas devem permanecer abaixo dos 10ºC.
O observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet Ivegndonei Sampaio explica que a combinações entre as condições climáticas dos últimos dias pode ocasionar uma série de consequências. Entre elas as condições mais favoráveis para a ocorrência de incêndios na vegetação seca em função das geadas. Além disso, o ar frio e seco e a presença de poucas nuvens na região pode fazer o índice de umidade relativa do ar despencar e chegar a 30%, o que já é considerado estado de atenção.
A semana
Apesar de iniciar com mínima abaixo de zero, a semana deverá ter temperaturas em elevação já a partir de amanhã. O ar frio começa a perder força, mas mesmo assim todos os dias devem ter mínima abaixo de 10ºC. Hoje o dia fica claro a parcialmente nublado com possibilidade de formação de geada ao amanhecer. A mínima fica em 1ºC e a máxima em 14ºC. Na quarta-feira o céu fica claro a parcialmente nublado com mínima de 4ºC e máxima de 16ºC. Na quinta-feira o dia permanece claro a parcialmente nublado, com temperaturas oscilando entre 6ºC e 18ºC. Na sexta-feira o dia também será de céu claro a parcialmente nublado, com mínima de 8ºC e máxima que pode chegar aos 20ºC. Pelo menos até o final de semana não está prevista a chegada de novas massas de ar polar.
Chuva
Na previsão estendida não há indicativo de retorno da chuva pelo menos até este final de semana. Até agora, no mês, choveu 184mm que representa 11% a mais do que a média para o período.