Movimento impede realização de provas práticas em Passo Fundo

?"rgão contabiliza que 7 mil exames práticos e teóricos deixaram de ser feitos no Estado desde o início da greve

Por
· 1 min de leitura
Faltam examinadores para atender a demandaFaltam examinadores para atender a demanda
Faltam examinadores para atender a demanda
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A greve de servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) prejudica  candidatos que já tinham provas práticas marcadas para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Passo Fundo. A constatação é do diretor-presidente do Centro de Formação de Condutores do Planalto, Odone Tadeu dos Santos. Segundo ele, diversos alunos do CFC não puderam realizar a avaliação porque não havia examinadores disponíveis. “Eles [servidores do Detran] estão tentando resolver os problemas deles e estão prejudicando a população”, afirma. Apenas alguns desses profissionais foram disponibilizados pelo Detran, já que apenas 24% dos servidores continuam trabalhando durante a greve da categoria.

Na quarta-feira (20), diz Odone, havia apenas examinadores para as provas práticas de automóveis. Desse modo, quem tinha a prova marcada para motocicleta não pode fazer. Na quarta-feira da semana passada (13), não houve nenhum tipo de avaliação no CFC Planalto. O problema ocorre com os outros quatro CFCs de Passo Fundo. A demora na realização da prova deve continuar mesmo depois do fim da greve, que não tem prazo para ocorrer, avalia o diretor-presidente. “Quando voltarem a trabalhar, eles terão que fazer um reagendamento [nas provas]”, afirma ele. “Mas eu quero saber se nesse reagendamento vão dar provas extras para as pessoas que foram prejudicadas, se vão reconsiderar os processos das pessoas que fecham um ano [durante a greve] e tem que fazer a prova antes”, acrescenta. Odone Tadeu dos Santos alerta que a greve do Detran em nada afeta os CFCs de Passo Fundo, que estão com as atividades normais.

O que diz o Detran
Segundo o Detran, deixaram de ser aplicados até a terça-feira (19) aproximadamente 7 mil exames, entre práticos (4.550) e teóricos (2.450), em todo o estado. Os candidatos que tiveram as provas teóricas ou práticas de direção veicular canceladas devem efetuar o reagendamento no CFC Centro de Formação de Condutores após o encerramento da paralisação dos servidores.  Segundo o órgão, a impressão, emissão e entrega dos documentos de habilitação e de veículos não foi interrompida. O serviço segue sendo realizado pelas gráficas contratadas e pelos Correios.

Demandas
A greve do Detran começou na última segunda-feira (11). Entre as demandas dos servidores, estão a reposição das perdas salariais de 26,75%, referentes ao período de julho de 2012 a maio de 2016; a efetivação imediata das promoções e progressões, contemplando os pagamentos retroativos, e a implementação de auxílio-refeição de R$ 19,09, por dia, sem coparticipação, para todos os servidores. A pauta de reivindicação exige ainda projetos de reestruturação do Detran e uma sede própria para a autarquia, já que o aluguel do prédio é um dos mais caros pagos pelo governo.

Gostou? Compartilhe