Na III Semana de Formação Continuada dos Professores da Rede Municipal, além das tradicionais abordagens metodológicas e pedagógicas, há uma proposta de práticas integrativas, que buscam trabalhar a ideia de professor enquanto sujeito, pessoa que também precisa de atenção e iniciativas voltadas para situações particulares. Segundo o secretário de Educação, Edemilson Brandão, a semana traz a afirmativa para a tríade teoria, metodologia e atitude. “Hoje, nossos professores contam com uma boa formação, sendo importante trabalharmos a teoria e a metodologia, mas também, a atitude. É aí que entra o destaque para olhar o professor enquanto pessoas, sujeitos que precisam olhar para si. A escola deve proporcionar habilidade, conteúdo e atitude”, disse ele.
Através de práticas integrativas, que buscam uma conexão do eu com o todo, a formação continuada oferece atividades nesta linha, como as oficinas Práticas de Yoga e Reconectar-se. Para a professora de Yoga, Clarisse Giacobbo, a prática traz inúmeros benefícios. “Trabalhamos com uma prática para iniciantes e que traz muitos benefícios no âmbito físico, emocional, psicológico e espiritual. Buscamos diminuir a ansiedade e o estresse da rotina dos professores e ter um momento de integração e autoconhecimento”, ressaltou.
A terapeuta Sistêmica Carla Dalbem também comenta que a oficina Reconectar-se caminha para o mesmo objetivo: autoconhecimento através das vivências sistêmicas, que incluem o ambiente e as pessoas de convívio, principalmente, o familiar. “Propomos uma ação completamente diferente para esses professores e educadores, para eles olharem para si de forma diferente. Brinquei que no início eles trouxeram o essencial e a explicação do que é esse essencial, o bem-estar com meu pai, com minha mãe, com as pessoas que me antecederam. A oficina trabalha o interior para que eles possam ver e perceber de forma diferente as questões que afligem cada um”, explicou ela.
Para a professora de Ensino Fundamental da Escola Dom José Gomes, Marilei Nichele, a iniciativa é inovadora e positiva. “Achei maravilhosa essa oportunidade de rever a vida e as questões pessoais, de maneira a colocar isso também no trabalho com os alunos. Quando se está bem como pessoa, é possível trabalhar melhor com eles. Pela minha experiência, percebi que isso tem impacto direto, pois os alunos te leem, e, quando tudo está bem, isso se estende à escola com mais interação e aprendizado. Acho fundamental que essas oficinas possam ser repetidas aos professores em outras oportunidades”, observou Marilei.
Realizada pela Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Educação, a formação continuada trouxe uma programação diversificada, como oficinas e workshops. O encerramento será nesta sexta-feira (22), no Centro de Eventos da UPF, com apresentação artística do Grupo Transformação em Arte e palestra com Marcelo Campos Tiago, que trará o assunto “Planejando aula, vivenciados aprendizagens/desenvolvendo habilidades. A temática de 2016 é “Reafirmando a identidade, o compromisso e a excelência na educação municipal”. A programação completa pode ser conferida no site www.pmpf.rs.gov.br.