Odacir Klein assume presidência do BRDE

Por
· 2 min de leitura
Posse ocorreu na terça-feira, em Porto AlegrePosse ocorreu na terça-feira, em Porto Alegre
Posse ocorreu na terça-feira, em Porto Alegre
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A cerimônia de transmissão do cargo de presidente do BRDE atraiu público altamente representativo dos setores político e empresarial na tarde de terça-feira, 19. No Auditório Pery Pinto Diniz, em Porto Alegre, reuniram-se o governador do Rio Grande do Sul José Ivo Sartori; o vice-governador José Paulo Dornelles Cairoli; a primeira-dama e secretária de Políticas Sociais Maria Helena Sartori; sete secretários de Estado; o prefeito de Porto Alegre José Fortunati e o vice-prefeito Sebastião Melo; os chefes dos principais poderes públicos; parlamentares; empresários; dirigentes de entidades de classe; conselheiros e diretores do BRDE, além de profissionais de mídia.

Após firmar o Termo de Posse e receber o cargo de Neuto Fausto de Conto, que passa a ser o diretor de Acompanhamento e Recuperação de Crédito, Odacir Klein dirigiu-se ao governador Sartori e aos dois ex-governadores presentes, Pedro Simon e Germano Rigotto, manifestando sua gratidão pela oportunidade de atuar no setor público. “É gratificante fazer parte de uma instituição de fomento ao desenvolvimento com potencial para contribuir no processo de recuperação da economia e na geração de empregos”, afirmou Klein. “Só participei de governos com a marca da seriedade e da austeridade”, disse, recebendo o aplauso do público.

O governador do Rio Grande do Sul, por sua vez, ressaltou as características que valoriza no novo presidente do BRDE: "Um homem de espírito público reconhecido, com visão técnica e humana, liderando o BRDE, um agente de transformação. Temos que fazer um intercâmbio de aprendizagens e integração. Amigo Odacir, eu confio em ti e o Rio Grande confia em ti". 

O presidente interino Michel Temer foi representado pelo advogado-geral da União, Fábio Medina Osório, que destacou a experiência de Odacir Klein no setor público e a importância do papel que desempenhará à frente do BRDE. Também integraram a mesa o secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco; Paulo Emílio Barbosa, representando o procurador-geral de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles; o defensor público Geral do Estado, Cristiano Vieira Heerdt; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Marco Peixoto; o vereador Guilherme Socias Villela, primeiro vice-presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre.

O diretor Administrativo do BRDE, Orlando Pessuti, assumiu o cargo de vice-presidente. Todos os diretores do Banco estavam presentes: Luiz Corrêa Noronha, diretor de Planejamento; Renato Mello Vianna, diretor Financeiro e João Luiz Regiani, diretor de Operações.

BRDE, braço do BNDES
“Tudo o que o BNDES gostaria era de ter uma instituição de fomento ao desenvolvimento como o BRDE em cada região do Brasil”, afirmou Ricardo Luiz de Souza, diretor do BNDES, que integrou a mesa de abertura do evento. Ele explicitou a importância do BRDE por sua capacidade regional de alavancagem de negócios. “Os três estados do sul têm muita sorte por contar com a competência do BRDE, um banco formulador, braço do BNDES. Hoje, 84% do desembolso do BNDES entre os bancos de fomento corresponde ao BRDE. O banco é o segundo agente repassador dos programas agrícolas do BNDES no País”, informou o diretor.

Gostou? Compartilhe