Arte que transforma vidas

Alunos do projeto TransformAção em Arte realizaram diversas apresentações artísticas, nesta sexta-feira, no Centro de Eventos da UPF

Por
· 1 min de leitura
Alunos podem participar de diversas oficinas, como dança, capoeira e percussãoAlunos podem participar de diversas oficinas, como dança, capoeira e percussão
Alunos podem participar de diversas oficinas, como dança, capoeira e percussão
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Criar oportunidades. Mostrar que é possível transformar o futuro e perseguir sonhos. Dentro deste ideal, nasceu, há sete anos, o projeto TransformAção em Arte. Criado para dar sentido à vida de crianças carentes da Vila Popular, em Passo Fundo, hoje o programa atende 62 alunos. Eles têm a oportunidade de receber aulas de capoeira, percussão, informática e dança. Nesta sexta-feira, 22, as crianças realizaram uma apresentação no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo (UPF) para professores da rede municipal de ensino. De acordo com a coordenadora, Irmã Inês Sartori, o projeto é uma oportunidade a mais que eles têm na vida em uma sociedade excludente. “Eles não pediram para nascer e, no entanto, estão aí, crianças inteligentes, dóceis e com muita sede de sair dessa situação e buscar seus próprios sonhos, seus ideais”. O projeto iniciou as atividades com apenas 10 crianças, e, hoje, já são 18 jovens inseridos no mercado de trabalho. “É uma alegria imensa que não tenho palavras que possam expressar um trabalho desses”, comemora. O projeto TransformAção em Arte funciona na Rua Havaí, 99, na Vila Popular, junto a recicladora AAMA e atende crianças de 6 a 14 anos. Quando completam a idade máxima os jovens recebem assistência para buscar seu primeiro emprego. “O que mais nós buscamos nessas crianças é ensinar a viver na vida. Buscar seus ideais. As oficinas são um meio para passar pra eles o que há de mais profundo: viver e viver bem. Não com grandes riquezas, mas grande felicidade”, afirma a irmã Inês.  

Para o secretário de educação de Passo Fundo, Edemilson Brandão, o próprio nome já diz tudo: TransformAção. “As escolas são vistas no sentido de transformar a vida das pessoas. A gente confunde muito quando fala de instituições voltadas para o ensino, que a educação se faz pela transmissão do conhecimento. Mas na verdade, ela nasce da oportunidade das pessoas. Esse projeto reforça muito isso. Educar sem dar oportunidade não é educar. Educar só tem sentido se transformar a vida das pessoas”.

O projeto
As ações do projeto TransformAção ainda contemplam outros cinco programas de trabalho: educação socioambiental, associativismo e cooperativismo, participação na construção de políticas públicas, fortalecimento e sustentabilidade do projeto TransformAção. O projeto aceita doações de diversos materiais, como alimentos, roupas, móveis e calçados. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 9912-1807. 

Gostou? Compartilhe