A 55º edição da Festa de São Cristóvão ocorre neste domingo (22) em Passo Fundo. Diversas atividades ocorrem durante o dia. Às 7h, uma procissão com caminhões, motocicletas e carros sai do Boqueirão com destino à paróquia São Cristóvão. O trajeto deve durar cerca de uma hora e inclui a Avenida Brasil, Sete de Setembro, Parque da Gare e, por fim, Avenida Presidente Vargas, onde fica a paróquia. O evento, além da procissão de veículos, contará com celebrações de missas, bênção da saúde, churrasco e terá animação musical.
Às 10h haverá uma celebração festiva na igreja em homenagem ao motorista junto com os padroeiros das 27 comunidades que representam a paróquia. “A procissão é sempre um momento especial tendo em vista a condição das estradas, os problemas que os motoristas encontram”, disse o padre Geraldo Collet. “É um dia que eles aproveitam com a família. Porque o motorista de caminhão, principalmente, fica pouco em casa, é só um lugar de passagem, então ele aproveita esse dia para passar com a família”, acrescentou.
A expectativa é que cinco mil veículos e 20 mil pessoas participem das festividades durante todo o dia. Um churrasco deve ser servido a partir das 10h30, que pode ser levado para casa ou consumido no local. Às 14h30min será dada a bênção da saúde e objetos religiosos.
Barulho
O barulho feito pelos motoristas durante o trajeto também é uma preocupação da organização da carreata. O padre Geraldo Collet informa que panfletos serão distribuídos para alertar os participantes sobre a questão. “É evidente que sempre terá barulho, porque é uma de festa e a buzina faz parte dia, mas pedimos para que se possa maneirar naquelas buzinas mais fortes”, disse o padre, que pede que as buzinas a ar não sejam utilizadas durante o percurso.
São Cristóvão
O Dia de São Cristóvão é comemorado anualmente em 25 de julho, de acordo com a tradição da igreja católica. Esta é uma data religiosa que homenageia a figura de um dos santos católicos mais populares, que é o padroeiro dos viajantes e peregrinos. O Dia de São Cristóvão coincide com o Dia do Motorista, justamente porque São Cristóvão é considerado o padroeiro dos caminhoneiros, taxistas, motoristas e viajantes em geral.