Com o objetivo de possibilitar o acesso ao conhecimento de novas tecnologias a jovens de escolas públicas e estimular talentos em uma área promissora, mas que sofre com a falta de profissionais qualificados, foi criado, em 2014, o projeto Go Code Blocks - um curso gratuito de 50 horas que busca capacitar jovens em lógica de programação e habilidades profissionais de mercado. Em sua terceira edição, o projeto realizado pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e pela Universidade de Passo Fundo (UPF) vai possibilitar que vinte jovens de ensino médio da rede pública de ensino de Passo Fundo participem do curso. Por meio de uma interface gráfica baseada em blocos, os jovens criam aplicativos Android e são inspirados a utilizar a tecnologia em suas carreiras.
Alunas e alunos do ensino médio de Passo Fundo podem inscrever-se até o dia 8 de agosto. As inscrições podem ser realizadas no site: www.fmss.org.br/gocode/turma/passofundo. A seleção acontece em duas etapas. Inicialmente, por prova de lógica on-line, teste realizado junto com a inscrição, no site. Os jovens que acertarem sete questões ou mais são classificados para a próxima etapa, que inclui entrevista presencial, com conversas com os alunos na UPF. Após a entrevista, serão selecionados os vinte alunos que cursarão o Go Code. No dia 9 de agosto, será divulgada a lista dos selecionados para entrevista. Nos dias 11 e 12 do mesmo mês, ocorrem as entrevistas presenciais, e, no dia 16, a divulgação dos alunos selecionados. As aulas iniciam em 23 de agosto.
Os vinte jovens selecionados irão receber benefícios como vale-transporte, alimentação e acesso a laboratórios da UPF. Além disso, os Coders serão alunos da UPF durante os dois meses do curso, tendo aulas nas terças e quintas-feiras das 14h às 17h30min. Ao final, se atingirem a nota mínima, os alunos receberão um certificado de curso de extensão da UPF. Mais informações sobre o curso podem ser encontradas no site: www.fmss.org.br/gocode/turma/passofundo.
Inscrições para o projeto Go Code Blocks seguem abertas
· 1 min de leitura