Saúde mental é tema de formação para professores

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi), vinculado à Secretaria de Saúde da Prefeitura de Passo Fundo, realiza atividades voltadas às escolas. O objetivo é proporcionar formação aos professores para expandir e aprimorar o contexto da saúde pública e as responsabilidades compartilhadas, na implementação de uma efetiva rede de atenção psicossocial.

“O Capsi tem essa responsabilidade de ir até a comunidade, de trabalhar extramuros. Conversamos e construímos propostas com as escolas para fazer este trabalho. É uma troca de conhecimento em que orientamos o atendimento para lidar com situações de depressão ou agressividade, por exemplo, entre tantos outros comportamentos e transtornos”, explicou a coordenadora do Capsi, Desirê Pauletti Hagen. Segundo ela, muitos dos pacientes do Capsi são oriundos das escolas, por isso, a necessidade de estreitar laços e dar apoio. 

O trabalho é feito de acordo com a demanda de cada comunidade. A primeira a receber a atividade foi a Escola Gomercindo dos Reis, que trabalhou um conteúdo programático com temas como: transtorno de conduta, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, autismo, retardo mental, abuso de álcool e drogas, depressão, transtorno de humor bipolar, transtorno de ansiedade, transtorno de estresse pós-traumático, transtornos alimentares e esquizofrenia. Após abordar resumidamente os transtornos mentais na infância e na adolescência, seus sintomas, tratamentos e manejos de situações, ocorreu um debate entre o grupo. 

O Capsi é um serviço ambulatorial de atenção psicossocial para atendimento de crianças e adolescentes em sofrimento psíquico grave ou que fazem uso, abuso ou são dependentes de substâncias psicoativas, além de inúmeros outros transtornos mentais que afetam a vida cotidiana. 

Mais informações pelo telefone (54) 3311-2584. 

Gostou? Compartilhe