Prognóstico indica chuva abaixo da média para o trimestre

Como os meses de agosto, setembro e outubro têm médias de precipitação alta, isso não deve representar um problema para a agricultura

Por
· 2 min de leitura
Semana será marcada pela nebulosidadeSemana será marcada pela nebulosidade
Semana será marcada pela nebulosidade
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Depois de um final de semana de sol e calor, com máximas chegando aos 26ºC, uma área de instabilidade atua desde ontem na região e deve deixar o dia de hoje ainda chuvoso. Para a semana há a previsão de dias mais nublados, mas sem indicativos de temperaturas muito baixas. Além disso, um novo prognóstico climático divulgado aponta que os meses de agosto, setembro e outubro devem ter temperaturas mínimas e chuvas abaixo da média, mas isso não deverá representar um problema, especialmente para a agricultura.
De acordo com o observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet Ivegndonei Sampaio, o prognóstico foi elaborado pelo 8ºDISME/INMET e CPPMet/UFPEL. Ele indica que para os meses de agosto e setembro as precipitações devem ser pouco abaixo do padrão na metade norte e dentro nas demais regiões do Estado. Sampaio destaca que as médias de chuva para o trimestre são de 188mm para agosto, 200mm para setembro e 153mm para outubro. Como são médias elevadas, o indicativo de chuvas abaixo do padrão não deve representar um problema.

Temperaturas
O prognóstico regional para as temperaturas mínimas aponta, para os meses de agosto e outubro, valores médios pouco abaixo do padrão climatológico na maior parte do Estado. Para o mês de setembro esperam-se temperaturas médias oscilando dentro do padrão na maior parte do Estado. Para as temperaturas máximas, o modelo regional indica para o mês de agosto, temperaturas pouco abaixo do padrão na fronteira sul e dentro nas demais regiões do Estado. Durante o mês de setembro, o modelo aponta para oscilações dentro do padrão em todo o Estado. No mês de outubro espera-se temperatura média pouco acima do padrão no oeste e dentro nas demais regiões do Estado. Sampaio observa que temperaturas negativas ainda podem ocorrer. Neste ano, as temperaturas mais baixas foram registradas na transição entre o outono e o inverno, principalmente no mês de junho.

Para a semana
Depois de um final de semana com temperatura máxima de 26ºC a semana iniciou com instabilidade e a previsão de chuva se estende para esta terça-feira. O dia será de céu nublado a encoberto com possibilidade de chuva. A mínima fica em 12ºC e a máxima em 21ºC. Na quarta-feira o dia fica nublado a encoberto, com mínima de 14ºC e máxima de 22ºC. A quinta-feira ficará parcialmente nublada a nublada, com temperaturas variando entre 14ºC e 24ºC. Na sexta-feira o dia também fica nublado a encoberto com mínima de 16ºC e máxima de 26ºC. É possível que no decorrer da semana ocorram pancadas de chuva, mas a probabilidade é baixa, conforme Sampaio. Além disso, na previsão estendida, há um indicativo de retorno da chuva no final de semana.

Julho
O mês de julho terminou com 201mm de chuva, que representa 24% acima da média. Além disso, foi o terceiro mês do ano a se encerrar com temperaturas abaixo da média, em 1ºC.

Gostou? Compartilhe