Mateada celebrará os 17 anos da entidade

Atividade acontecerá no domingo, 07 de agosto, no Parque da Gare, a partir das 13h30

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Em comemoração aos 17 anos da Associação Passo-Fundense de Cegos (Apace), a entidade promove, neste domingo (07/08), uma programação especial no Parque da Gare. Será realizada uma mateada com diversas atrações como shows com bandas e atividades de sensibilização. O evento inicia a partir das 13h30. Durante a mateada será distribuído erva-mate e água quente para o chimarrão. Conforme o diretor de eventos da Apace, Luis Elmar Pires, será um momento de reunir os integrantes da entidade e a comunidade em geral. “Teremos show com banda gospel, banda Lee Jhones, Campeiraço. Vamos ter atividades de sensibilização onde os participantes, com auxílio de um guia, caminharão com uma venda nos olhos. Além disso, poderão andar de bicicleta de dois lugares utilizadas pelos cegos. Teremos também miniaula de braile, entre outras atividades”, revelou Pires.
Em caso de chuva, o evento será transferido para outra data a ser definida.

(((((((((((((((((Foto: Natália Fávero/ON)))))))))))))))
(((((((((((((((((Geral Apace)))))))))))))))))))))))))))))
Evento contará com mateada, shows e atividades de sensibilização

Uma trajetória de lutas e conquistas
A Apace, fundada em 23 de julho de 1999, é uma organização não governamental que atua no município e região há dezessete anos, realizando políticas públicas que visem a total inserção da pessoa com deficiência visual no cotidiano social. A entidade possui mais de 180 associados de Passo Fundo e região e ajuda na habilitação, reabilitação, educação, profissionalização e, sobretudo, promove a independência e a garantia dos direitos civis.
A entidade abrange diversos projetos como Bike Acessível, Orientação Precoce, Orientação Pedagógica, Projeto Faixa-Branca (Judô), Projeto de Esportes de Aventura, assim como as atividades realizadas pelos associados na UPF (hidroginástica, natação, artes , dança , atendimento de fisioterapia e musicografia Braile). Além disso, também oferecem serviços de orientação e mobilidade, alfabetização em Braile, acompanhamento psicológico e atendimento social.
O diretor de eventos também fez questão de destacar as vitórias que alguns associados, praticantes de esportes, estão conquistando. “Temos o pessoal do judô, como o Sidnei Ávila, que foi neste ano campeão do Grand Prix Internacional Infraero de Judô para cegos e o pessoal do atletismo que pratica corrida de rua. Já são muitas vitórias”, comentou Pires.

Assembleia da Geral
A Apace realizou, no dia 30 de julho, a Assembleia Geral da entidade, na sede do Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (Gesp). Durante o encontro, foi apresentado o balanço financeiro do ano de 2015, com as receitas e despesas realizadas neste período, sendo aprovado por unanimidade. Neste mesmo dia, a diretoria e conselho fiscal explanaram sobre os projetos que estão sendo desenvolvidos pela Instituição. Além disso, também abordaram o Projeto Panificação em Família, que deverá funcionar em breve. Outro ponto de discussão foi o convênio com a Prefeitura Municipal de Passo Fundo, que segundo a entidade sofreu alguns atrasos neste ano, mas foi renovado ainda nesta semana.

Gostou? Compartilhe