Cáritas realiza acompanhamentos a diversos grupos

Produção de artesanato é outro foco do trabalho

Por
· 1 min de leitura
Grupos realizam visitas em diversos bairros da cidadeGrupos realizam visitas em diversos bairros da cidade
Grupos realizam visitas em diversos bairros da cidade
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo sempre prezou pelo acompanhamento e incentivo aos grupos de economia popular solidária. Cumprindo sua missão de “Testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo a vida e participando da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural, junto com as pessoas em situação de exclusão social”, a Cáritas realiza regularmente visitas aos grupos que, de alguma forma, desenvolvem produtos a partir dos princípios da Economia Popular Solidária.

Durante as visitas, a equipe procura inteirar-se do andamento de cada grupo. Ao mesmo tempo que acolhe sugestões e se coloca na posição de escuta para que os grupos possam manifestar seus anseios, dúvidas e dificuldades e na medida do possível viabilizar formas de auxilio e orientação.

Esses espaços são motivados pela convivência, pelo diálogo fraterno e pelo delicioso chimarrão. Na última quarta-feira, dia 03 de agosto, as visitas aconteceram em quatro grupos. A primeira visita foi no grupo “Unidas Venceremos” da comunidade Santo Antônio da Pedreira, da paróquia São Cristóvão, em seguida o grupo de mulheres, “Otimismo” que realiza suas atividades no bairro São José, junto a Paróquia, a visita foi animadora, já que as mulheres puderam apresentar seu novo espaço de trabalho, mais amplo, arejado e iluminado. No grupo “Divino Sorriso” do bairro José Alexandre Záchia, foi possível perceber o empenho das mulheres na produção de tapetes e colchas com aproveitamento de retalhos, além dos artesanatos também produzem cucas.

Outro espaço visitado foi no atelier do “Fávero Molduras” que desenvolve trabalhos com molduras para quadros, espelhos e outros. Todas as realidades visitadas são expressões da vivência da mística e da solidariedade libertadora, que a Cáritas procura construir nos diferentes grupos acompanhados.

Gostou? Compartilhe