As condições climáticas com temperaturas baixas, principalmente à noite, boa insolação durante o dia e precipitações suficientes têm beneficiado as principais culturas de inverno. De acordo com o último Informativo Conjuntural da Emater Estadual tanto as condições do trigo, quanto da canola e da cevada são consideradas boas. Uma das preocupações está relacionada às lavouras da canola que podem ser prejudicadas em caso de ocorrência de geadas.
Conforme o documento, o trigo se encontra em final de estádio vegetativo com excelente potencial produtivo. As lavouras semeadas no cedo já atingem as fases de elongamento e florescimento. Os produtores realizaram os tratos culturais pertinentes ao período e continuam realizando o monitoramento de pragas e doenças. Em muitas áreas de lavouras, está em andamento a aplicação da segunda adubação nitrogenada em cobertura, principalmente nas lavouras implantadas mais tardiamente. Nas demais, essa operação já foi concluída com bons resultados em relação ao perfilhamento e crescimento vegetativo. Também em andamento os primeiros tratamentos com fungicidas para controle de doenças foliares, além da aplicação de herbicida para controle de nabo, azevém e buva nas lavouras semeadas no final do período recomendado para o plantio de trigo.
Cevada
As lavouras apresentam aspecto sanitário muito bom na região Norte. A cultura está em início do estádio de reprodução e com bom potencial produtivo, com boa área folhar. Alguns produtores realizaram controle de oídio e manchas foliares, em decorrência da alta umidade relativa do ar. Também estão realizando as aplicações de fertilizantes nitrogenados em cobertura.
Canola
A maioria das lavouras de canola se mantém nos estádios de crescimento, floração e frutificação. As síliquas se formam debaixo para cima, enquanto que na extremidade superior continua a floração. No momento, o desenvolvimento geral da cultura é considerado bom, apresentando boa resposta às adubações de cobertura nitrogenada já concluídas. Em algumas áreas de lavouras, especialmente no Planalto Médio, as plantas estão com porte menor do que o normal devido a geadas e frios intensos na fase de desenvolvimento vegetativo.