Acordo de cooperação marca parceria entre UPF e Corsan

Protocolo de intenções foi assinado entre as Instituições para desenvolvimento de pesquisas e capacitação funcional nas áreas de água, esgoto e energia

Por
· 2 min de leitura
Convênio foi assinado durante encontro de gestores da UPF e da CorsanConvênio foi assinado durante encontro de gestores da UPF e da Corsan
Convênio foi assinado durante encontro de gestores da UPF e da Corsan
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Organização das Nações Unidas considera suficiente o consumo de 110 litros de água por pessoa diariamente. Porém, esse índice chega a dobrar em alguns estados brasileiros. Para fazer o tratamento de toda a água que chega as casas dos gaúchos e do esgoto que é produzido pela população, um complexo sistema de tratamento é disponibilizado pela Corsan. Atualmente, a Corsan abastece cerca de 6 milhões de gaúchos, o que representa 2/3 da população do estado, distribuídos em 316 municípios.
 
Para viabilizar pesquisas relacionadas à água, ao esgoto e à energia, a Universidade de Passo Fundo e a Corsan assinaram um protocolo de intenções. Em um encontro realizado na última semana, o vice-reitor de pesquisa e pós-graduação, Leonardo José Gil Barcellos, acompanhado do gestor de Relações com o Mercado do UPF Parque, Marcos Citolin, esteve com o chefe do departamento de pesquisa e inovação tecnológica da Corsan, Sergio Pereira; com o superintendente da Superintendência de Tratamento de Efluentes Líquidos (SITEL), Rogério Santiago; e com Elaine Bender, do Departamento de pesquisa e inovação tecnológica da Corsan.
 
Na oportunidade, foram debatidas as possibilidades de cooperação entre a Universidade e a Corsan e foi firmado o protocolo de intenções. A parceria, que já ocorre na capital e região metropolitana, é inédita na região. Para Barcellos, a UPF tem estrutura consolidada para atender às demandas da Corsan. “Parcerias como essas são extremamente importantes, pois estaremos auxiliando a Companhia a desenvolver sua visão integrada. A UPF tem o Parque Científico e Tecnológico e tem estrutura e pessoas altamente capacitadas para desenvolver essa parceria”, destaca.
 
Na opinião de Citolin, a parceria é importante, especialmente porque se trata de uma Companhia que atua com um dos bens mais importantes para o ser humano: a água. “A Universidade tem conhecimento suficiente para atender à demanda apresentada. O UPF Parque pode dar essa resposta positiva, no sentido de efetivar o tratamentos de assuntos específicos e formar uma parceria estratégica”, define.
 
Atividades
Com a assinatura do protocolo de intenções, uma agenda foi programada para setembro, quando a UPF receberá uma equipe composta por gestores e técnicos da Corsan para uma visita de campo, na qual conhecerão a estrutura de laboratórios disponibilizada pela Universidade. Em um segundo momento, os pesquisadores da UPF também visitarão a Corsan, conhecendo as instalações da Companhia.
 
Posteriormente, um workshop será realizado, integrando a equipe de pesquisadores da UPF e colaboradores da Corsan, para que novos projetos possam ser planejados. “Cada novo projeto vai demandar um convênio específico, porém, estará albergado por esse protocolo. Temos pesquisadores que atuam nas áreas prioritárias para a Companhia, como água, esgoto e energia, e, inclusive, já temos pesquisas em andamento que contemplam esses tema”, explica o vice-reitor da UPF. Durante o workshop, serão apresentadas as principais demandas da Corsan, enquanto que a Universidade expressará seus potenciais.

Gostou? Compartilhe