A Mostra da Cultura Gaúcha de Passo Fundo será realizada este ano com um novo formato. As entidades tradicionalistas participantes não serão premiadas e o tema será único. O desfile vai ocorrer no dia 18 de setembro na Avenida Sete de Setembro em sentido Avenida Brasil/Presidente Vargas às 14 horas.
Segundo a Coordenadora da 7° Região Tradicionalista do MTG, Gilda Galeazzi, o tema deste ano foi pesquisado por ela em parceria com o presidente da Ordem dos Cavalheiros do RS, Airto Timm e aprovado pelas entidades tradicionalistas. “A República das Carretas”, quer buscar resgatar parte da história quase desconhecida no Rio Grande do Sul. As entidades farão um desfile único que será coordenado pela 7ª Região. Elas apenas executarão a proposta. Para tanto, o recurso destinado pelo município será administrado pelo MTG, que vai comprar o material e disponibilizar individualmente para as participantes.
Desfile único
O Secretário de Cultura, Pedro Almeida, esclarece que as próprias entidades optaram pelo atual modelo. “Por ser um tema especifico, ficou decidido fazer um desfile por todas as entidades com o mesmo tema”, explica Pedro. Ainda segundo Pedro Almeida, com a temática única, o desfile vai ser desenvolvido em conjunto e por todas as entidades, proporcionando ao público um grande desfile.
Entidades participantes
CTG Fagundes dos Reis
Departamento Tradicionalista Clube Juvenil
Associação de Trovadores Pedro Ribeiro da Luz
CTG Moacir da Motta Fortes
GCT Cavaleiro do Mercosul
CTG Estância Nova
Desfile da Cavalaria
Em 2016 volta o tradicional Desfile da Cavalaria, realizado pelas entidades tradicionalistas, 7° Região do MTG e a Prefeitura de Passo Fundo. O Desfile vai ocorrer no dia 20 de Setembro às 9h, na Avenida Sete de Setembro, no Parque da Gare. Em 2015 o desfile foi cancelado, com em função da ocorrência do Mormo, uma doença que acomete equinos. A Comissão Organizadora dos Festejos Farroupilhas do ano passado decidiu por realizar o desfile de 20 de Setembro sem a presença de cavalos. Essa medida buscou a prevenção ao possíveis casos de Mormo no Estado. No mesmo ano diversas cidades também cancelaram o evento.
Inspeção dos animais
Para este ano, os organizadores trabalharão com a identificação dos animais. As entidades devem comprovar que os animais participantes do desfile estão vacinados e livres de qualquer doença. Todos serão identificados e somente eles poderão fazer parte do desfile. Para manter o controle, foi contratado um veterinário que realizará a fiscalização do evento.
O Mormo
O Mormo é uma doença infectocontagiosa que também pode ser contraída pelo homem. Nos cavalos, os sintomas apresentados são febre, problemas pulmonares, nódulos no couro e secreção nasal. A gravidade da enfermidade se dá por vários motivos: o primeiro é que não há vacina para combatê-la. Uma vez diagnosticado, a única saída é o sacrifício do cavalo. Além disso, se transmitida para o ser humano, também não há cura, em 100% dos casos leva a morte.