Concurso cultural: uma prosa com Simões Lopes Neto

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Foram dois meses de pesquisas, estudos e encanto com a obra e as referências do escritor gaúcho Simões Lopes Neto. Motivados pelos concurso cultural do XIII Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Georgina Rosado realizaram um extenso trabalho durante dois meses para elaborar o projeto apresentado ao concurso. O resultado? A escola foi a premiada entre as oito escolas municipais que concorriam. 

A diretora da EMEF Georgina Rosado, Elizete Flores, conta um pouco como foi a preparação. “Apresentamos a proposta aos alunos ainda em maio e começamos o desafio. A partir disso, iniciamos um trabalhos interdisciplinar nas aulas de Filosofia, Língua Portuguesa, Artes e História, levando em consideração o contexto histórico e cultural da vida e obra do autor, a linguagem, além da leitura de todos os contos”, disse ela. Depois, foi a vez de colocar em prática o conhecimento através de acrósticos, charges, histórias em quadrinhos, desenhos, pinturas, reproduções de imagens, entre outros. 

Apenas um projeto poderia ser apresentado, conforme as regras do concurso, foi quando surgiu a ideia de fazer um banner. “Junto aos alunos chegamos ao consenso de escolher quatro trabalhos e apresentá-los em um banner como o projeto final. Foram escolhidas dois desenhos de reprodução de paisagem, um retrato do autor em carvão e um acróstico”, observou. Os autores dos trabalhos foram Luana de Melo Cardoso, do 8º ano; Maria Eduarda Teles de Souza, do 6º ano; Kelvin Maggione, do 8º ano; e Efraim Fernandes, do 9º ano. 

Representando os colegas, Luana comenta como foi entrar no mundo de João Simões Lopes Neto e estabelecer um paralelo entre realidades distintas pelo olhar da literatura e leitura dos fatos. “Já tinha ouvido falar do escritor, mas nunca estudado e conhecido tanto sobre sua obra e vida. Foi muito bom e o que mais me interessou foi aprender uma linguagem diferente, do passado, que não utilizamos mais hoje. Meu conto preferido foi o do Chasque do Imperador, fiz o desenho baseado nele. A parte dos doces foi o que mais gostei”, contou ela. 

A próxima aventura dessa turma será uma viagem a Pelotas, programada para o próximo mês. “Eles se envolveram e gostaram tanto que querem conhecer Pelotas. Vamos até lá fazer uma visita  turística guiada com viés histórico, para mostrar os espaços que eles tanto ouviram falar”, finalizou Elizete. 

O concurso 
Estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da rede pública de todo o país participaram do concurso cultural voltado ao autor gaúcho Simões Lopes Neto. A temática do concurso surgiu em referência ao tema do Festival de Folclore 2016, a comemoração dos 150 anos do nascimento e dos 100 anos de morte de João Simões Lopes Neto. A Farmácia São João foi quem organizou o concurso cultural em parceria com a organização do festival. No total, foram 14 escolas estaduais inscritas e oito municipais. 

Gostou? Compartilhe