O ar quente e seco que fez as temperaturas subirem até a sexta-feira e deixou a umidade relativa do ar próxima dos 30% dará lugar à instabilidade novamente. Especialmente a partir do domingo, uma área de instabilidade chega à região e deixará as condições favoráveis para chuva e até para a ocorrência de temporais, principalmente entre a segunda e a terça-feira. Os dados são da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet. O observador meteorológico Ivegndonei Sampaio destaca que o sábado inicia claro a parcialmente nublado com temperaturas oscilando entre 14ºC e 28ºC no decorrer do período. Já o domingo deve se iniciar com céu nublado, passando a encoberto com possibilidade de chuva à tarde e à noite. A mínima fica em 16ºC e a máxima pode alcançar os 29ºC. A partir do domingo as temperaturas máximas começam a declinar.
A segunda-feira será de céu encoberto com condições favoráveis para pancadas de chuva, trovoadas e rajadas de vento de intensidade moderada ocasionais. A mínima fica em 16ºC e a máxima pode alcançar os 24ºC. “A instabilidade continua na terça-feira com ligeiro declínio nas temperaturas, mas o frio não será intenso”, explica Sampaio. Entre a segunda e a terça-feira, devido à entrada de uma frente fria com área de instabilidade e nuvens carregadas, há riscos de temporal na região.
Frio
Na próxima semana já se inicia a transição do inverno para a primavera. Sampaio destaca ainda que até o momento não há indicativos da volta de frio intenso à região. Mesmo assim, apesar de não ser frequente, há a possibilidade de ocorrência de baixas temperaturas, principalmente na primeira quinzena de setembro. No ano passado, por exemplo, a temperatura mínima do inverno foi registrada no dia 12 de setembro quando os termômetros marcaram -0,3ºC e houve formação de geada. O mês de agosto pode ainda se encerrar com volume de chuva acima da média que é de 188mm. Até o momento o acumulado é de 153mm, que representa 81% do total esperado para o período. Como há a previsão de que a chuva que se inicia no domingo tenha volume significativo, é possível que a média seja ultrapassada.