Mais instabilidade

Primeiro final de semana do mês de setembro terá tempo fechado, chuva e temperaturas amenas

Por
· 2 min de leitura
Considerado o mês mais chuvoso do ano, setembro marca a transição entre o inverno e a primaveraConsiderado o mês mais chuvoso do ano, setembro marca a transição entre o inverno e a primavera
Considerado o mês mais chuvoso do ano, setembro marca a transição entre o inverno e a primavera
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O mês de agosto se despediu em meio a uma área de instabilidade que trouxe céu nublado e chuva durante quase toda a última semana. Curiosamente, de acordo com o observador da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet, Ivegndonei Sampaio, essa chuva fez com agosto encerrasse exatamente dentro da média histórica do mês, que é de 188mm. Somado a chuva de todo o ano, já choveu até agora 1290mm, o que equivale a 72% da média anual que é de 1803mm.
A previsão, ainda de acordo com Sampaio, é que o cenário se repita no primeiro final de semana de setembro: tempo instável com céu nublado, chuva e alguns períodos de melhoria devem marcar o sábado (03) e o domingo (04). As temperaturas também devem seguir parecidas com o que aconteceu na semana, com mínimas em torno de 14oC e máximas que não devem passar de 18 oC.
A próxima semana deve iniciar também com chuva e com uma pequena elevação nas temperaturas: a mínima para segunda-feira (05) segue em torno de 14oC, mas a máxima sobe para 20oC. À noite, no entanto, a temperatura volta a cair e a terça-feira (06) poderá ter amanhecer com nebulosidade e formação de nevoeiro. “Essa instabilidade não deve durar muito e o feriado de 7 de setembro terá amanhecer com mínimas em torno dos 5oC e máximas que não passam de 16oC”, comenta Sampaio destacando que não há previsão de chuva para o feriado.
O resto da semana também promete ser de tempo bom. Segundo o observador, as temperaturas entram novamente em elevação a partir de quinta-feira (08) e o tempo deve se manter estável e sem chuva até a sexta (09).


Setembro chuvoso
A chegada do mês de setembro marca também a transição do inverno para a primavera e o início da temporada de temporais no Rio Grande do Sul. De acordo com o acompanhamento climático do Centro de Operações Integrado (COI) da RGE, a tendência climática indica a formação do fenômeno La Niña de fraca intensidade para a primavera.
Conforme o estudo mensal da RGE, serão três períodos de chuva ao longo do mês. O primeiro inicia neste final de semana e segue até a terça-feira. Já o segundo período chuvoso está previsto entre os dias 11 e 14 e o terceiro entre os dias 20 e 25 de setembro.
Esse cenário climático é o resultado do esfriamento das águas superficiais do Oceano Pacífico na costa do Equador e o aquecimento das águas na faixa entre o Chile e o Peru. Com essas condições, as frentes frias chegam ao Rio Grande do Sul com mais rapidez, mas não permanecem muito tempo sobre o Estado, como em anos anteriores, quando havia influência do El Niño.
Segundo Sampaio, a média de chuvas do mês de setembro é de 200mm, o mês com mais chuva no ano, por isso, esse cenário não é nenhuma anormalidade, assim como é normal também temperaturas abaixo dos 10oC e a grande amplitude térmica – diferença entre a temperatura mínima e a máxima. “O mês de setembro tem essa característica, com grande amplitude térmica, ou seja, grande diferença entre as temperaturas máximas e mínimas, e também esse maior volume de chuvas. É comum justamente em função dessa transição entre as duas estações”, finaliza.

Gostou? Compartilhe