Com 24 anos de existência, o UniLab – Laboratório de Análise de Sementes, que tem sede em Passo Fundo (RS), teve seu trabalho reconhecido em âmbito estadual, com o recebimento do prêmio “Empreendedorismo em Sementes”. A homenagem foi prestada durante o V Encontro de Produtores de Sementes do RS, maior evento do setor do Estado. A escolha do mérito foi feita pela Comissão de Sementes e Mudas do RS (CSM/RS) e do Serviço de Fiscalização de Insumos Agrícolas (SEFIA/RS).
Para divulgar suas ações e ampliar o alcance das informações sobre o trabalho que realiza, o UniLab conta com o Escritório de Comunicação, projeto que integra as empresas La Idea e EFE Comunicação na prestação dos serviços de assessoria de comunicação e marketing. “Para nós, é um orgulho e satisfação estarmos juntos a empreendimentos de grande visibilidade como o UniLab. Parabéns ao laboratório que, há tanto tempo, realiza um trabalho de alta qualidade, atendendo clientes não somente do Rio Grande do Sul, como também Santa Catarina e Paraná”, destaca a publicitária, proprietária da La Idea, Débora Finger.
Durante a premiação, o fundador do UniLab, Eduardo Loureiro da Silva, destacou que o reconhecimento se deve pelo constante aperfeiçoamento do sistema de gestão da qualidade do laboratório, feito com o objetivo de apresentar aos clientes resultados que expressem adequadamente a qualidade física, fisiológica e sanitária de suas amostras. “O laboratório UniLab tem investido anualmente em equipamentos, visando aperfeiçoar e desenvolver novas tecnologias na análise de sementes e de patologia de sementes, e no aumento de sua área construída, em parceria com a APASSUL. Também, destacamos o treinamento contínuo de seus colaboradores, dentro de um sistema de gestão da qualidade nos moldes da ISO/IEC 17025”, afirmou.
O laboratório está credenciado junto ao RENASEM (Registro Nacional de Sementes e Mudas), do MAPA, e é apto a analisar 81 espécies de sementes, de grandes culturas, olerícolas e forrageiras. Realiza a amostragem de sementes para o sistema de certificação de sementes, cuja entidade de certificação é a Fundação Pró-Sementes de Apoio à Pesquisa. Processa anualmente mais de 16 mil amostras de sementes. A premiação aconteceu no dia 02 de agosto, no Teatro Municipal 18 de Fevereiro, em Santana do Livramento.