Os mais de 700 estudantes que participaram do VI Encontro Nacional da Juventude Notre Dame, se despediram no sábado com muita emoção. Nos quatro dias de realização do evento - que integrou, em Passo Fundo, adolescentes matriculados em escolas Notre Dame mantidas no Distrito Federal, no Rio Grande do Sul, no Rio de Janeiro e em São Paulo -, amizades nasceram, os antigos laços foram estreitados e a doação foi exercitada,.
Além disso, a programação planejada pela Comissão Organizadora possibilitou que, em meio as descobertas acerca da cultura de cada um dos estados, a aprendizagem fosse fortalecida, a espiritualidade fosse vivenciada profundamente e a vida adquirisse um novo sentido: o de ser “Força de Paz”, como preconizava o tema do Encontro.
“Hoje, vocês voltam para as suas casas, para as suas escolas, para os seus amigos para que sejam lá, entre eles, também ‘Força de Paz’ para um mundo mais justo, mais humano e mais fraterno”, afirmou a Superiora da Província da Santa Cruz da Congregação de Nossa Senhora - mantenedora da Rede de Educação Notre Dame -, Irmã Araci Ludwig.
O convite para promover a paz e a cidadania foi reforçado pelo celebrante da cerimônia, Padre Leandro de Mello. Salientando que cada um é protagonista do evangelho, ele orientou os educandos. “Leve um sorriso de paz a cada pessoa que encontrar nessa volta para a escola e para casa. Diga a ela que você o trouxe deste Encontro tão transformador. Ela sentirá a presença da paz em sua vida”, encorajou.
Integração
Na sexta-feira, os mais de 700 estudantes participaram de atividades de integração com a comunidade passo-fundense. Reunidos no Estádio Fredolino Chimango, brasilienses, cariocas, gaúchos e paulistas receberam, ao som da Banda Marcial do Colégio Notre Dame Aparecida, 350 estudantes da Rede Municipal de Ensino, para uma tarde de integração e diversão. Nela, os educandos das escolas Urbano Ribas, Santo Agostinho, Notre Dame e Coronel Sebastião Rocha puderam participar de jogos de voleibol, futebol e mini-tênis, além de praticar judô e aikido, divertir-se em brinquedos infláveis e saborear doces e salgados, sob a supervisão carinhosa dos encontristas.