O Sonora Brasil Sesc apresenta, em Passo Fundo, nesta quarta-feira, o espetáculo, “Destaladeiras de Fumo de Arapiraca e Mestre Nelson Rosa” (AL). Os cantos das destaladeiras são entoados em várias vozes, com uma só voz no improviso dos versos geralmente tirado pelas líderes do salão; são em forma de trovas rimadas e têm como característica serem arrastados e sem acompanhamento instrumental. O grupo é formado por Josefa Correia Lima dos Santos, Isabel Cipriano dos Santos, Regineide Rosa dos Santos, Rosália Gomes dos Santos e Rosinalva Farias dos Santos, além de Mestre Nelson Rosa. A apresentação está programa para às 20h, no Teatro do Sesc e tem entrada franca com retirada de senhas.
Dança
Nesta terça-feira, em alusão ao mês Farroupilha, o Sesc realiza uma oficina de Dança Tradicionalista Gaúcha ministrada por Bruna Muhlen. A atividade abordará os ritmos clássicos da vanera a valsa, indicado para iniciantes, bem como ao aprimoramento do estilo de dança. A oficina é voltada para pessoas acima de 16 anos e tem inscrições gratuitas. A oficina acontece às 19h30min, no Sesc e será ministrada por Bruna Muhlen. A inscrição é gratuita.
Teatro
A programação do Arte Sesc prossegue na quinta e sexta-feira com o espetáculo infantil
“Missão água”, com o grupo Depósito de Teatro, do Rio Grande do Sul. Ao longo destes 20 anos (que o grupo completará em agosto deste ano), o grupo fez três incursões ao universo do teatro infantil: a primeira, no ano 2000, com “Risco, Arisco & Corisco”, uma grande aventura sobre a amizade; depois, em 2003, produzimos “Abracadabra”, uma divertida coleção de bruxarias e brincadeiras; e, em 2010, foi a vez de “O que Seria do Vermelho se não Fosse o Azul”, uma peça sobre as cores cuja metáfora remetia a aceitação das diferenças. O maior diferencial desses espetáculos, além de todos terem sido indicados ao Troféu Tibicuera, residiu na linguagem teatral utilizada para dialogar com o público infantil, sem tratar a criança como um adulto em miniatura, nem considerando-a incapaz da apreender as mensagens e os significados contidos em cada uma das montagens. “Missão Água” está sendo preparado com o mesmo esmero e dedicação artística, com a intenção de brindar o público infantil com uma linguagem teatral contemporânea, que seja capaz de alimentar o imaginário infantil e permanecer como objeto de reflexão após a fruição do espetáculo. Na quinta, a apresentação será às 15h. Na sexta, o espetáculo está marcado para às 10h, 14h, e 15h30. Entrada franca mediante agendamento.