O Cartório Eleitoral de Passo Fundo iniciou na segunda, o treinamento dos mesários convocados para a eleição municipal no dia 2 de outubro. O pleito deste ano deve envolver aproximadamente duas mil pessoas nas cinco cidades (Passo Fundo, Ernestina, Pontão, Coxilha e Mato Castelhano), pertencentes a 33ª e 128ª zonas eleitorais. Deste total, pelo menos 500 delas passam pelo treinamento. Ontem, o trabalho foi destinado apenas para quem vai trabalhar na eleição de Passo Fundo. Por cerca de três horas, elas acompanham um vídeo com todas as informações sobre a função dos quatro mesários destinados para cada seção eleitoral. Em Passo Fundo, o trabalho acontece no auditório do Ministério Público. Na oportunidade, os presidentes de mesa receberam as sacolas com o manual de instrução, cartazes, envelopes e outros componentes. Chefe da 3ª Zona Eleitoral, Calinca Alves Mota, explicou que a o caderno, com a lista dos eleitores, confeccionados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é entregue somente no dia da eleição, juntamente com a urna. No final dos trabalhos, os mesários participam de uma votação simulada utilizando a urna eletrônica.
Votação mista
Conforme Calinca, a eleição deste ano em Passo Fundo será mista. Pelo menos 17% do total de eleitores está habilitado para votar através do sistema de biometria. As novas urnas registram foto, impressões digitais e o título do eleitor. Nos outros quatro municípios da 128ª Zona Eleitoral, a votação será 100% biométrica. “Quem tem o cadastro biométrico vota neste sistema, caso contrário, o voto será feito normalmente pelo sistema tradicional. É importante ressaltar que todos devem levar documento de identificação” afirma Calinca.
Novas urnas
A implementação da votação mista em Passo Fundo será possível em razão das 411 novas urnas, vindas de Porto Alegre, no início de julho. Em substituição aos equipamentos utilizados desde 2004, a nova urna comporta tanto o voto no modelo tradicional (com o título de eleitor) ou pelo sistema biométrico.