O mês de setembro é especial para o o Rio Grande do Sul pois, é quando os gaúchos exaltam a sua cultura e tradição. As músicas, a alimentação os trajes típicos são costumes que aprendemos a admirar desde cedo. Na Pediatria do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, através do Espaço Lúdico e de Atendimento Pedagógico às Crianças Hospitalizadas, projeto desenvolvido em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF), as crianças internadas também puderam entrar em contato com este universo e celebrar a cultura gaúcha.
Durante todo o mês de setembro, diversas atividades estão sendo realizadas. Nesta quarta-feira 12 de setembro, a tarde foi abrilhantada com a presença da Invernada Artística Adulta do CTG Tropel de Caudilhos, que dançaram e declamaram para as crianças e familiares. A professora coordenadora do espaço, Silvia Escartazzini ressalta que mostrar a eles os costumes gaúchos através da Invernada é muito importante para que aprendam sobre a história do Rio Grande do Sul. “Nós buscamos manter as tradições e trazer as comemorações para as crianças hospitalizadas, pois se não estivessem nessa condição, provavelmente estariam vivendo isso na comunidade. Mostramos as crianças quais são as comidas típicas do sul, vestimentas, danças e músicas através de exposições, desenhos e apresentações, para que eles cultivem sempre essas raízes. Ao longo do mês eles estão preparando as atividades que culminaram nessa comemoração de hoje”, pontuou a pedagoga.
Roger Ribeiro da Silva, nove anos, encantou as crianças com a poesia gaúcha, bem como a Invernada com as danças. “É uma alegria para nós podermos trazer cultura e alegrar a tarde desses pacientes. As crianças são o futuro da nossa tradição, por isso precisamos incentivá-las e ensiná-las”, salientou a prenda Natália da Silva Olivo. A apresentação foi aprovada por Mateus Santos Brides, nove anos, que realiza tratamento oncológico. “Eles alegraram nossa tarde. Gostei das músicas, das roupas e de toda essa festa”.