Chuva chega, mas volume não é significativo

Tendência para outubro e novembro é de chuva abaixo do estimado no Rio Grande do Sul

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Assim como no último fim de semana, a primeira semana de outubro deve contar com nebulosidade e quantidade moderada de chuva. Nesta terça-feira (4), o dia deve ser de céu nublado com temperaturas entre 14°C e 25°C. Na quarta-feira (5), a chuva que estava prevista para a última segunda-feira deve finalmente chegar em pancadas ao município, com mínima de 12°C e máxima de 20°C. Na quinta-feira (6), a temperatura se repete e o dia segue encoberto, com possibilidade de chuva.
A expectativa é de que a nebulosidade diminua somente na sexta-feira (7), quando também haverá diminuição na temperatura mínima, que cai para 10°C, enquanto a máxima fica em 24°C. A variação na temperatura é indicativa da grande amplitude térmica, característica da primeira quinzena da primavera, quando a diferença entre a temperatura mínima e a temperatura máxima pode chegar aos 16°C em apenas 24 horas. De acordo com a previsão estendida, informada pelo observador meteorológico da Embrapa/INMET, Invegdonei Sampaio, há possibilidade de chegada de uma frente fria no fim de semana.

Preocupação aos agricultores
Embora haja possibilidade de chuva ao longo da semana, é importante ressaltar que será de rápida passagem e em volume não significativo. A quantidade de chuva esperada para todo o mês é de 153mm, mas a tendência é de que outubro e novembro tenham chuva abaixo do estimado. A última chuva com volume significativo no Rio Grande do Sul foi no dia 6 de setembro, quando foram registrados 34mm. No último mês, da quantidade de chuva estimada, apenas 35% atingiu o Estado.

Gostou? Compartilhe