MT mantém interdição na coleta de lixo

Decisão foi reiterada na tarde dessa sexta-feira (7)

Por
· 1 min de leitura
Trabalho está suspenso desde quarta-feiraTrabalho está suspenso desde quarta-feira
Trabalho está suspenso desde quarta-feira
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Ministério do Trabalho decidiu ontem à tarde, após reunião de quase duas horas com a direção da Via Norte, manter a interdição da coleta de lixo realizada pela empresa nos bairros de Passo Fundo. O trabalho está suspenso desde quarta-feira e o acúmulo de lixo em frente as residências começa a preocupar os moradores. Segundo o MT, a documentação apresentada pelos advogados da empresa estava incompleta, além da falta de um cronograma para adequações das medidas de segurança exigidas. Uma nova reunião deve acontecer nesta segunda-feira.

 

A questão mais imediata a ser resolvida é a proibição do transporte dos funcionários no estribo do caminhão durante a coleta. Auditora fiscal do trabalho, Áurea Machado Macêdo, disse que na documentação apresentada na reunião, dos 72 funcionários, apenas 30 deles haviam assinado a norma de proibição da empresa. Segundo ela, também não foi apresentado o controle de vacinação dos trabalhadores. “Temos interesse em resolver esta questão o quanto antes para não prejudicar a população passo-fundense, mas temos que garantir a segurança dos funcionários. Não é só proibir, é preciso garantir que isto não vai mais acontecer, adaptar o caminhão para impedir a prática. Sobre os demais apontamentos, é possível estabelecer um cronograma com prazos definidos” declarou.

 

Antes do resultado da reunião, o advogado da empresa, Lucas Antônio Marini disse que a Via Norte já havia comunicado aos funcionários sobre a proibição do uso do estribo. “Este é o risco mais grave. A empresa está adotando o plano de adequação para atender as demais exigências, mas é necessário um prazo maior. Estamos buscando a liberação da interdição o mais rápido possível. O maior prejudicado é a população” afirmou. Segundo Áurea, a fiscalização na coleta de lixo faz parte de planejamento de prevenção de acidentes. O mesmo trabalho já foi realizado nas cidades de Caxias do Sul e Gramado.

 

 

Gostou? Compartilhe