Inclusão: Uma corrida de campeões

Associação Amor de Mães Especiais promove 1ª Corrida da Acessibilidade

Por
· 2 min de leitura
Crianças e adultos que participaram das provas receberam medalha de participaçãoCrianças e adultos que participaram das provas receberam medalha de participação
Crianças e adultos que participaram das provas receberam medalha de participação
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Espera-se sempre que em uma competição, em qualquer modalidade, haja apenas um campeão. Mesmo aqueles que ficam em segundo ou terceiro lugar sentem que não foi o suficiente. O final de semana em Passo Fundo, no entanto, teve uma corrida na qual ninguém perdeu. Todos foram campeões, inclusive quem assistiu. A 1ª Corrida da Acessibilidade organizada pela Associação Amor de Mães Especiais (AME) aconteceu na tarde de sábado, em frente à Igreja Santa Terezinha e teve como maior prêmio o sorriso das crianças e das mães que participaram, além de demonstrar que a inclusão e a acessibilidade precisam de atenção especial.

As cadeiras de rodas das crianças foram transformadas em supercarros de corrida. Inspirados em personagens infantis dos contos de fadas, super-heróis e outros tantos, não faltou criatividade para que o momento fosse especial. Embora o Dia das Crianças tenha acontecido na metade da semana, a festa teve como objetivo proporcionar aos pequenos um momento de diversão para marcar a passagem da data. Além da corrida, crianças e adultos também jogaram futebol com o uso de botas adaptadas, houve distribuição de medalhas a todos os participantes, doces e presentes aos pequenos.

A mãe Eli Maria Grassini é uma das organizadoras da atividade. Para ela, o evento superou todas as expectativas do grupo. “Não imaginávamos que o evento e a colaboração da comunidade seriam tão grande. Ficamos surpresos com o empenho de todos e as expectativas foram superadas”, conta. Mesmo assim, para ela, o melhor resultado é outro. “As crianças estão bem empolgadas, alguns fantasiados, estão felizes e esperamos que seja um sucesso e todo ano possamos fazer e que ela aumente cada vez mais”, enfatizou. O evento contou com o apoio da comunidade, empresas, Prefeitura e da UPF.

Corrida
A ideia da corrida partiu de uma iniciativa parecida desenvolvida pela Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) de Porto Alegre e é organizada, em Passo Fundo, pela AME. O objetivo principal é o de mostrar para todos que as crianças com deficiência também brincam e gostam de atividades como todas as crianças.

Criada no início deste ano, a AME é um grupo de apoio entre mães de crianças com deficiência que buscam se unir, trocar ideias e conhecimento em busca de melhor qualidade de vida aos filhos, proporcionando a eles atividades especiais e inclusão. Parte das mães integrantes do grupo se conheceu em hospitais, durante consultas e terapias. Elas passaram a manter contato, trocar experiências e a dividir suas histórias. Hoje, já são 69 integrantes do grupo, que inclui pessoas de Passo Fundo e região. Para conhecer mais sobre o trabalho do grupo acesse a página no Facebook - https://www.facebook.com/AME-142963712826312/.

Gostou? Compartilhe