Atenção redobrada

Vigilância Ambiental deve reforçar atividades no feriado de Finados

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Com a proximidade do feriado de Finados, em que grande parte da população visita cemitérios e leva flores para entes queridos o Núcleo de Vigilância Ambiental começa o planejamento de atividades das equipes de fiscalização, que devem atuar intensamente no dia 2 de novembro.
Chefe do Núcleo, Ivânia Silvestrin diz que o cuidado contra a proliferação do mosquito Aedes Aegypti – transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya, e que desenvolve suas larvas em recipientes com água parada – não se restringe somente a datas especiais ou no verão. A equipe da Vigilância Ambiental, composta por 30 agentes e dois supervisores de campo, trabalha o ano todo, visitando domicílios, fiscalizando terrenos e notificando moradores para que façam a limpeza de terrenos baldios e redobrem o cuidado com lixos e entulhos. Este cuidado constante contribui para que no verão, a época com maior incidência de casos de dengue, o trabalho continue sendo realizado normalmente, sem qualquer tipo de surto. “Claro que no verão e em feriados como este, por ser um período mais propício para a proliferação do mosquito, há um esforço e uma campanha publicitária maior,” explica. “Mas isso não justificaria passar o ano todo sem tomar os devidos cuidados”.
No Dia de Finados deste ano, a operação dos agentes em todos os cemitérios do município deve ocorrer em três dias. Na véspera e no dia do feriado, eles estarão colocando faixas e placas de orientação aos visitantes, para que retirem os pratos dos vasos de flores ou usem pratos com furos, pois a água das plantas costuma acumular neste local, gerando o ambiente ideal para que o Aedes Aegypti se reproduza. No dia 3 de novembro, após o feriado, os agentes voltarão a visitar os cemitérios, desta vez para retirar os pratos de vasos e objetos que estejam acumulando água, deixados por aqueles que ignoraram as orientações. “Não adianta irmos lá apenas no feriado. É preciso oferecer essa orientação antes e fiscalizar depois”, comenta Ivânia.
Segundo dados informados pelo Núcleo da Vigilância Ambiental, somente neste ano mais de 100 notificações foram emitidas após larvas do mosquito serem encontradas em residências; duas pessoas apresentaram exames positivos para dengue, contraída no município; e uma pessoa apresentou exame positivo para chikungunya, contraída em outra cidade.

Cuidados a serem tomados em residências e áreas externas
- Tampar tonéis, caixas d’água e outros locais que possam acumular água;
- Manter as calhas limpas e lixeiras bem tampadas;
- Deixar garrafas viradas com a boca para baixo;
- Deixar ralos limpos e com aplicação de tela;
- Limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia;
- Limpar com escova ou bucha os potes de água para animais;
- Cobrir e realizar manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem.

Gostou? Compartilhe