Promovido pela Academia de Capoeira “Grupo de Capoeira Angola dos Palmares” em parceria com os projetos Atletas em Evidência e Atletas do Futuro da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo (FEFF/UPF), iniciou ontem (27) e segue até este sábado (29) o III Encontro de Capoeira Angola Palmares.
O evento conta com a participação do coordenador mundial do Grupo de Capoeira Angola Palmares, Mestre Nô, de Salvador, e do coordenador do grupo no Rio Grande do Sul, Mestre Dindo, de Canoas. Até sábado, devem ocorrer oficinas, trocas de graduação, rodas e apresentações. A expectativa é de que, pelo menos, seis grupos gaúchos de Capoeira venham à Passo Fundo neste sábado, dia em que a programação é mais intensa.
Sendo um dos participantes mais especiais no Encontro que ocorre na UPF, o baiano Norival Moreira de Oliveira, mais conhecido como Mestre Nô, é um Grande Mestre de Capoeira Angola, que iniciou na arte aos quatro anos de idade e é mestre há 52 anos. Ele é fundador do Grupo de Capoeira Angola Palmares e da Associação Brasileira de Capoeira Palmares – uma organização dedicada a ensinar e promover as tradições da Capoeira Angola – e presidente do Conselho da Associação Brasileira de Capoeira Angola. Ele viaja pelo Brasil e outros países durante quase todo o ano, promovendo aulas especiais, no intuito de ajudar a manter a qualidade técnica e cultural deste estilo de Capoeira.
Segundo Mestre Nô, eventos como este são fundamentais para a manutenção da cultura capoeirista. “Eu não teria me dedicado tanto tempo a essa arte se não enxergasse a importância dela”, declara. Ele explica que a Capoeira vai muito além de adquirir treinamentos e preparos físicos: é um meio de aprender a se comportar na vida. “O que você aprende na roda, leva para toda a vida. Se tiver um bom professor, você moldará um bom caráter, porque eu sempre digo que o aluno é o reflexo do professor. Eu não ensino nada a ninguém, eu ajudo a aprender, eu apenas sirvo de espelho. O interesse tem sempre que vir do aluno”.
Ontem foi ministrada uma oficina no Ginásio da FEFF/UPF. No sábado, às 11h, uma roda de capoeiristas se apresenta na Praça do Teixeirinha. À tarde a programação segue de volta ao Ginásio. Às 14h, uma banda de percussão e uma amostra de acrobacias abrem o evento, e a partir das 16h ocorre a troca de graduação dos capoeiristas. Por fim, um samba de roda fecha o Encontro.
III Encontro de Capoeira Angola Palmares ocorre até sábado
· 1 min de leitura