Uma noite repleta de música e muita emoção

Coral Universitário celebrou 50 anos em recital que reuniu Reitoria, amigos, familiares e comunidade

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Cantar com a alma e com o coração. Esse foi o objetivo dos membros do Coro Universitário da Universidade de Passo Fundo (UPF) na noite do sábado (05/11). Na companhia da Reitoria e de professores, alunos, amigos e familiares, além da comunidade, o Coro celebrou os 50 anos de atividades no Centro de Eventos, Campus I, em um recital marcado pela emoção.

Fundado em 1966, o grupo foi constituído antes mesmo da consolidação da Universidade. O reitor José Carlos Carles de Souza destaca que, ao longo do tempo, o grupo tem conquistado a comunidade, a quem, além da música, leva cultura. “O Coro da UPF tem uma história belíssima que ultrapassa o tempo de criação da própria Instituição. Há 50 anos, ele traz cultura, música e, sobretudo, emoção a todos nós. Cumprimentamos todos os membros que integraram o Coro durante essa trajetória e agradecemos pela dedicação e pelo carinho dedicados à Instituição e à comunidade”, frisou. 

A emoção passada através de cada canção foi o que chamou a atenção da Vice-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Bernadete Maria Dalmolin. Segundo ela, a Universidade tem a preocupação de estar inserida na vida da comunidade de diversas formas, e os grupos de extensão são ferramentas para essa prática. “O Coro é o nosso projeto de extensão mais antigo e transcende a própria história da Universidade. Um projeto que agrega pessoas de diferentes áreas, diferentes cursos, além de unir a comunidade. Ele também trabalha com aspectos sensíveis da vida humana, com a essência do ser, colaborando para a formação dos cidadãos que por aqui passam e para toda a comunidade de alguma maneira”, destacou.

Receberam homenagens a coralista Jane Rosa da Silva, que completou 20 anos no grupo em 2016, os ex-maestros José Carlos Gheller e Zoca Vargas e o maestro Fernando Montini.

 

Músicas novas, resgates e futuro

Com um repertório que passou de Johann Sebastian Bach, com a obra “Jesus Bleibet Meine Freude”, até Bohemian Rhapsody, da banda Queen, os maestros Fernando Montini e Lazlo Rahmeier ganharam a atenção do público. 

A escolha das obras teve como foco fazer um resgate das canções trabalhadas pelo grupo e também apresentar temas novos. Para Montini, a intenção do grupo é sempre cantar para e com o público, fazendo com que ele seja parte do espetáculo. “É uma emoção muito grande fazer parte desta história. Trabalhamos com afinco para que cada pessoa que esteve presente nesta noite pudesse sair daqui com o coração mais leve e a alma tranquila. Nossas canções foram cantadas com muito amor e doação, que são características desse grupo desde a sua origem”, declarou.

 

O Coro tem ainda pela frente algumas apresentações, incluindo o Concerto de Natal, no qual se apresentará ao lado de outros grupos artísticos da UPF. 

Gostou? Compartilhe