Ainda dá tempo de ver exposições na Feira do Livro

Por
· 2 min de leitura
Feira fica aberta até às 21hFeira fica aberta até às 21h
Feira fica aberta até às 21h
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A professora da Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade de Passo Fundo (FAC/UPF) Mariane Loch Sbeghen é a patrona da 30ª Feira do Livro de Passo Fundo. O evento ocorre até esta domingo, 13 de novembro, no Bourbon Shopping. Mariane é reconhecida pelas intervenções realizadas há anos por toda a cidade, no intuito de difundir as diversas manifestações artísticas. Mariane coordena os cursos de  Artes Visuais da UPF e desenvolve projetos que dialogam com diferentes áreas.

Nesta Feira do Livro, o público pode visitar seis exposições que contam com a curadoria da professora Mariane: “Linha do tempo: história e fotos das edições da Feira do Livro de Passo Fundo”, “35 anos de Jornada Literária”, “Tatuagem: arte marcada na pele”, “Ilustração francesas: jornada em ação”, “A arte de doar e compartilhar vida” e a “24ª Mostra de Gravuras”. Veja mais detalhes sobre duas delas:

Tatuagem: arte marcada na pele

A exposição “Tatuagem: arte marcada na pele” é resultado de um projeto construído pelos bolsistas integrantes do Pibid Artes Visuais. A tatuagem na contemporaneidade assumiu uma nova forma de ser vista e praticada socialmente, e muitas vezes acaba influenciando na construção e manutenção da identidade dos jovens, por ser uma modificação corporal permanente. Os bolsistas definiram esta temática para o projeto do ano de 2016 com o intuito de conscientizar os jovens do ensino médio acerca dos reflexos das modificações corporais, especificamente da tatuagem, prevenindo-os dos possíveis riscos que interferem na saúde e no seu convívio social. O trabalho apresenta a tatuagem ao longo dos períodos da história da arte, abordando os diferentes significados que adquiriu com o passar do tempo, além de estimular uma reflexão sobre os perigos relacionados à tatuagem, ressaltando o fato de ser uma modificação corporal permanente e que pode trazer riscos à saúde. 

A Arte de Doar e Compartilhar Vida

A exposição “A Arte de Doar e Compartilhar Vida” tem como objetivo sensibilizar para a conscientização da doação de órgãos e tecidos. É composta por trabalhos realizados pelos alunos do curso de Artes Visuais da UPF durante os anos de 2013 e 2016. Tratam-se principalmente de técnicas de gravura, e instalações. Por meio da reciclagem e sustentabilidade, a exposição dialoga com esse tema complexo, mas que visa salvar vidas através da doação.

A proposta da exposição ocorreu através de diálogo da professora Mariane com a coordenadora do projeto ComSaúde da UPF, Cristiane Barelli, e da  Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos  para Transplante (CIHDOTT) do Hospital São Vicente de Paulo. A intenção é sensibilizar através da arte acerca da importância da doação de órgãos e tecidos, e a divulgação da Campanha Permanente de Doação de Órgãos e tecidos - Doe Órgãos: uma corrente pela vida, do HSVP.

A UPF é uma das apoiadoras da Feira do Livro. Saiba mais sobre o evento no site feiradolivropf.com.br.

Gostou? Compartilhe