Dia Mundial da Prematuridade

Por
· 2 min de leitura
Oficina de sucos levou dicas e informações as mãesOficina de sucos levou dicas e informações as mães
Oficina de sucos levou dicas e informações as mães
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Para alertar a população mundial sobre os riscos da prematuridade, o dia 17 de novembro foi instituído como Dia Mundial da Prematuridade. No mundo todo são realizados eventos culturais e monumentos são iluminados de roxo, cor símbolo da causa. A ideia é conscientizar a população, os profissionais da saúde e os governantes sobre a problemática da prematuridade e incentivar a reflexão e a mudança de práticas. No Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, de janeiro a outubro deste ano, 360 bebês prematuros já receberam atendimento. Engajados na causa as equipes do Ambulatório dos Primeiros Passos dos Prematuros e do CTI Neonatal e UCINCO, desenvolveram uma programação especial para evidenciar a data.

Na quarta-feira, 16 de novembro, a nutricionista Fabiana Guedes realizou uma oficina de sucos, onde as mães e os pais dos bebês atendidos, aprenderam e provaram sucos e smoothies. “Diariamente as mães trazem muitas dúvidas sobre o que pode ou não pode consumir enquanto estão amamentando e as vezes estão restringindo alguns alimentos desnecessariamente. Então, além da orientação diária,  achamos que a oficina seria importante para estimular a hidratação e para que elas vejam que  tem alternativas saudáveis e práticas de alimentação”, enfatizou a especialista, relatando ainda que, os pais participantes puderam reinventar e provar diversas formas de sucos, com um sabor agradável, utilizando ingredientes que estão disponíveis na mesa das famílias, como beterraba, couve, manga, hortelã e banana.

Glaucia Laudner, de Ibirubá, está há 26 dias com os gêmeos, Larissa e Guilherme no CTI Neonatal e para ela a programação alusiva ao dia da Prematuridade está sendo muito bacana e fundamental para fazer uma alerta sobre a causa. “Gostei muito da oficina de sucos. Temos muitas dúvidas em relação a alimentação e aqui recebemos várias dicas importantes. Vou fazer os sucos, pois além de saborosos vão auxiliar na amamentação”, contou a mãe.

Seguindo com a programação, nesta quinta-feira, 17 de novembro, Dia Mundial da Prematuridade, os profissionais distribuíram fitas roxas e alertaram toda a comunidade hospitalar para a causa. Ainda, uma missa foi celebrada na capela do HSVP, com bênção aos objetos dos bebês. “Montamos um mural com algumas fotos dos pacientes, um varal das emoções onde os profissionais falaram sobre o cuidado com os prematuros e também decoramos as incubadoras no CTI. Ainda, na sexta-feira, 18 de novembro teremos o dia de rainha para as mães dos pequenos internados. Todas essas atividades culminam na Caminhada da Prematuridade, no sábado, dia 19, às 16h, na Praça Tamandaré”, pontua Vinicius Winckler Wojahn, fisioterapeuta e coordenador do Ambulatório dos Primeiros Passos do Prematuro.

 

Vista roxo e participe!

A Caminhada da Prematuridade é uma parceria da equipe do ambulatório do HSVP com a ONG prematuridade.com. Todos estão convidados a participar! Vale salientar que no dia 19 de novembro é importante usar qualquer peça de roupa (camiseta, blusa) ou adereço (boné, lenço, bandana) em tons de roxo, cor símbolo da causa e nas redes sociais usar a hashtags #NovembroRoxo #DiaMundiadaPrematuridade. Mais informações pelo fone (54) 3316 4101.

Gostou? Compartilhe