A lista dos grupos que disputam a última etapa do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART), que acontece anualmente em Santa Cruz do Sul, foi divulgado no início da madrugada deste domingo (19).
Da região norte do RS, o CTG Lalau Miranda é o único a competir com outros 19 grupos de todo estado pela Força A - modalidade que representa a disputa dos grupos de invernadas artísticas adultas.
Passo Fundo também estará representado na Força B, pelo DT Industrial. Além dele, a região conta com outros representantes de Casca (CTG Laço da Amizade), Não Me Toque (CTG Galpão Amigo) e Nova Bassano (CTG Pousada do Imigrante).
Na modalidade 'Danças de Salão', a região conta com duas duplas representantes: Leonardo do Amarante Pinheiro e Letícia Antunes (CTG Felipe Portinho, de Marau) e Luiz Fabrício Trindade e Briane Costa de Trindade (CTG Lalau Miranda) estão entre os 15 melhores dançarinos do RS.
A entidade marauense tem ainda dois representantes para disputar a chula: Sedinei Antonio Richter e Kelvym Eduardo Krug sobem no tablado para encarcar uma das mais tradicionais danças do estado.
Os horários de apresentações devem ser divulgados ao meio dia de hoje.
Como funciona a competição
O ENART é dividido em três etapas: na etapa regional, classificam-se sete competidores de cada modalidade para a próxima fase. A interregional, são selecionados até nove para a fase final, em grupo de regiões.
Este último é realizado no terceiro final de semana de novembro, na cidade de Santa Cruz do Sul, onde são eleitos os campeões estaduais, com base nas provas de competições. A modalidade de Danças Tradicionais - onde se enfrentam as invernadas adultas, por exemplo - possui mais de uma fase, que é a que acontece neste domingo: a conhecida por 'finalíssima' recolhe os melhores grupos do estado para decidir o principal.