A direção do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo homenageou os 40 anos de existência do grupo IOT de Ortopedia e Traumatologia. Na ocasião, os 25 ortopedistas do corpo clínico atual, além de residentes, fellows, colaboradores e familiares participaram de um almoço festivo marcado por homenagens, emoção e pela consolidação de parcerias. O evento ocorreu no dia 08 de dezembro na Casa do Bosque e contou com uma árvore central, símbolo da ortopedia desde 1741, além de resgate fotográfico de mais de 400 imagens.
Durante a comemoração foi lembrada a trajetória do IOT - criado em 1976 por Paulo Bertol e José Gouveia e logo acrescida por José Saggin e João Pozzi - que culminou em conquistas técnicas e científicas, respeito da comunidade e da classe médica, além da formação de 99 residentes e mais de 120 fellows que realizaram suas especializações ortopédicas no IOT e hoje trabalham nos mais diversos pontos do Brasil e América do Sul.
Osvandré Lech, primeiro residente do IOT e hoje diretor de ensino, falou sobre a maior conquista do grupo: o reconhecimento e a confiança da comunidade e da classe médica. “É um dia de comemoração, porque perseguimos e conquistamos nossos objetivos primordiais: cuidar bem dos pacientes e ter o ensino ortopédico como modelo nacional. 87% do corpo clínico atual foi treinado pelo HSVP-IOT e nosso índice de aprovação no exame para obtenção ao título de especialista se aproxima de 100%, um recorde nacional. A história do IOT é um legado de várias gerações percebido pela comunidade local e também pela sociedade científica nacional e internacional”, ressaltou.
José Saggin foi o homenageado do evento devido a sua trajetória de dedicação, ética e competência, valores que são pilares da conduta dos ortopedistas que permanecem ou se formaram no IOT. “Fazem 38 anos que estou em Passo Fundo trabalhando no IOT; sinto-me honrado pela homenagem, mas tenho certeza que muitos outros também a merecem”, frisou.
O superintendente do Hospital São Vicente de Paulo, Ilário De David, pontuou o fortalecimento da parceria entre a instituição de saúde e a clínica de ortopedia e destacou a relação de confiança e de sucesso firmadas em anos de trabalho em conjunto. “Eu e o Dr. Rudah Jorge somos testemunhas do surgimento do IOT e este grupo tem muito a comemorar. Foram anos de crescimento, tecnologia e formação. Hoje recebemos pacientes dos três estados do sul do Brasil; são pacientes do IOT e, consequentemente, do HSVP. O IOT representa Passo Fundo, inclusive, em nível internacional”, comentou.
Marco Mattos, presidente da Acisa e membro da diretoria do HSVP, realizou a entrega de uma placa de homenagem ao IOT. “Queremos materializar a parceria com a entrega desta placa, porque juntos construímos duas marcas absolutamente fortes: o IOT e o Hospital São Vicente de Paulo. Gostaríamos de plantar esta semente para que mais frutos sejam gerados e os laços sejam duradouros”, declarou.
HSVP homenageia os 40 anos do IOT
· 2 min de leitura