25 anos do Projeto Charão

Solenidade contou com a presença de biólogos e instituições que fizeram história junto ao projeto, desenvolvido pela UPF desde 1991

Por
· 2 min de leitura
Projeto mudou a história do papagaio-charão, ameaçado de extinçãoProjeto mudou a história do papagaio-charão, ameaçado de extinção
Projeto mudou a história do papagaio-charão, ameaçado de extinção
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Há 25 anos, iniciou o importante trabalho de uma equipe de pesquisadores do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (ICB/UPF) e de biólogos da Associação Amigos do Meio Ambiente (AMA): o Projeto Charão. Desenvolvido com o envolvimento de alunos de pesquisa e extensão da UPF e coordenado pelos professores Jaime Martinez e Nêmora Prestes, o projeto mudou a história do papagaio-charão, ameaçado de extinção, e tem mudado também a do papagaio-de-peito-roxo, espécie que também está na lista de espécies ameaçadas.

Na noite de terça-feira, dia 13 de dezembro, uma solenidade marcou os 25 anos de atividades do Projeto Charão, com comemoração especial e reconhecimento aos parceiros e biólogos que, enquanto eram estudantes, participaram das atividades de proteção e educação ambiental do projeto. “Foi um momento de agradecer a todos os colaboradores que fizeram história ao longo dos 25 anos do projeto”, avalia Martinez.

Para ele, o sucesso do projeto se deve à parceria firmada entre a UPF e a AMA e ao apoio de instituições como a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, o Fundo Nacional para o Meio Ambiente e o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). No evento de comemoração ao aniversário do Projeto, estiveram presentes a diretora do ICB, professora Jurema Schons, e a presidente da AMA, Viviane Gaboardi, que evidenciaram a importância do projeto em seus discursos.

Na solenidade, também foram reconhecidos parceiros que atuaram ao longo da história do projeto. Entre os homenageados, estiveram as professoras Anizete Hoffmann Schneider e Irma Pelle, representando a rede municipal de ensino de Nova Bassano, que tem auxiliado de forma efetiva os trabalhos voltados à conservação do pinheiro brasileiro desenvolvidos com os alunos da rede. Também recebeu o reconhecimento Augusto Olivaes, veterinário do zoológico da UPF no início do projeto e que atuou na sanidade dos papagaios-charão. Conforme Martinez, troféus em agradecimento ao trabalho de tantos parceiros têm sido entregues ao longo deste ano para as pessoas que contribuíram com o Projeto Charão. “Sem as pessoas que se envolvem, nada avança”, cita Martinez.

Para reconhecer o trabalho dos envolvidos, o projeto organizou um vídeo, que pode ser assistido no link https://www.youtube.com/watch?v=QQ0ARWu0w18. “Mais do que trabalhar com papagaios e com a floresta e as araucárias, o projeto trabalha há 25 anos com pessoas, sejam elas pesquisadores, alunos ou proprietários de terras, sejam representantes do poder público ou mesmo professores que participam conosco dessa frente na educação pela conservação”, finaliza o professor coordenador. O evento em comemoração aos 25 anos do Projeto Charão contou com a apresentação do artista nativista passo-fundense Clóvis Mendes, que cantou “Aquerenciados”, música feita para o papagaio-charão. A solenidade encerrou com uma confraternização.

Gostou? Compartilhe