O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro POP Júlio Rosa atua como um serviço especializado para o acompanhamento e o tratamento de pessoas que se encontram em situação de rua por diversas causas, sendo uma importante ferramenta social. Com a proximidade do Natal, a equipe ofereceu uma confraternização especial aos usuários. Na manhã dessa quarta-feira (14) as mais de 20 pessoas que passaram pelo local receberam café da manhã e participaram de cuidados oferecidos pela Universidade Popular (UP) da Secretaria de Educação. “Todas as manhãs dispomos do café da manhã, mas, desta vez fizemos um especial. Também montamos um pinheirinho de Natal na sala de convivência para lembrar a data. Em parceria com a UP oferecemos ainda corte de cabelo. É um gesto simples, mas significativo”, explicou a coordenadora do Centro POP, Helenita Gobbatto.
Por mês, cerca de 80 pessoas passam pelo Centro POP. Os atendimentos ficam entre 300 e 400 mensais. “Fizemos mais de um atendimento para a mesma pessoa, conforma sua necessidade”, disse Helenita. Para a secretária de Cidadania e Assistência Social, Elenir Chapuis, toda a assistência disponibilizada busca garantir o direito do cidadão, neste caso, para aqueles que se encontram em situação de rua. “Procuramos de todas as formas vincular o usuário aos serviços para que possamos trabalhar as especificidades de cada um, buscando o retorno aos seus vínculos de origem e a reconstrução dos seus projetos de vida. A atividade realizada também tem o propósito de que eles se sintam acolhidos”, ressaltou ela.
O Centro POP funciona durante o dia e oferece café da manhã e lanche da tarde, além de lugar para guardar os pertences, higiene, espaço para confraternização e uma equipe profissional e multidisciplinar que faz diversos encaminhamentos para ajudar as pessoas que se encontram em situação de rua. O almoço e a janta são no Albergue Municipal, onde também se encaminha a pernoite para dormir.