Ampla elege nova diretoria na UPF

Prefeito de Ciríaco, Arlindo Antônio Lopes, é o novo presidente

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Associação dos Municípios do Planalto (Ampla) realizou na manhã desta sexta-feira, 13 de janeiro, a eleição da sua nova diretoria, bem como de seu conselho fiscal, para a gestão 2017. Na Casa dos Municípios, localizada no Campus I da Universidade de Passo Fundo (UPF), prefeitos das cidades que integram a entidade elegeram o presidente, vice-presidentes, secretários e membros titulares e suplentes, que tomaram posse no ato.

 

A diretoria ficou assim constituída:

Presidente: Arlindo Antônio Lopes – prefeito de Ciríaco

1º Vice-presidente: Maico Serafini Betto – prefeito de Vila Maria

2º Vice-presidente: Iura Kurtz – prefeito de Marau

1º Secretário: Jorge Luiz Agazzi – prefeito de Mato Castelhano

2º Secretário: Odir João Boehm – prefeito de Ernestina

Tesoureiro: Marcos Antônio Oro – prefeito de David Canabarro

 

No Conselho fiscal, ficaram como membros titulares Alcenir Dalmargo, prefeito de Gentil, Domingos Claudio Kujawa, prefeito de Casca, e Ildo José Orth, prefeito de Coxilha. Já os membros suplentes escolhidos foram Adriano Luiz Pelissaro, prefeito de Muliterno, Fernando Perin, prefeito de São Domingos do Sul, e Flávio Gabriel da Silva, prefeito de Vanini.

 

Fundada em 2009 e com 17 municípios associados da região, a Ampla possui atuação institucional, política e técnica, que objetiva o fortalecimento do municipalismo, a troca de experiências, a cooperação entre as cidades, a qualificação dos gestores e servidores municipais e o assessoramento às prefeituras. O presidente eleito, Arlindo Antônio Lopes, comentou que a importância da Associação se dá pelo fortalecimento dos municípios. “Quando trabalhamos unidos, quem ganha é a região e a comunidade. Nosso projeto tem como propósito unir ainda mais a nossa região e somar forças para que possamos, juntos, trazer soluções para a população nas áreas da saúde, educação, transportes e segurança, as quais necessitam de um olhar cada vez maior do governo estadual e federal”, disse.

 

Após a eleição da nova diretoria, o presidente anterior, Vanderlei Ramos do Amaral, recebeu uma homenagem, assim como foi descerrada uma placa na galeria de presidentes da entidade.

 

Apresentação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional

O encontro contou com a presença da vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, Bernadete Maria Dalmolin, que parabenizou a nova diretoria. “Quanto Instituição, é importante termos essa parceria com a Ampla”, comentou. A Associação e o Conselho de Desenvolvimento da Região da Produção (Corede Produção) desenvolvem algumas ações coletivas, e a presidente do Corede, Munira Medeiros Awad, também esteve presente na reunião. Na oportunidade, ela apresentou a atualização do Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional (PED) aos prefeitos, realizado pelo Corede e atualizado pela Universidade.

 

O PED faz parte de um convênio do governo estadual, por meio da Secretaria de Planejamento, a qual já recebeu os produtos 1 e 2 do Plano, e que receberá o produto 3, constituído da visão, missão e vocação da região para o desenvolvimento regional, além de, no mínimo, 70 projetos com relevância para este desenvolvimento, os quais englobam setores como agricultura, logística e infraestrutura, saúde, entre outros. Segundo Munira, tais projetos devem ser ancorados na Consulta Popular. “Ainda não sabemos quais deles serão ancorados, pois é uma demanda do Governo, mas entendemos que eles necessitam ter estimativas de custo”, relatou. Os projetos também serão hierarquizados e categorizados para, futuramente, validá-los.


A próxima reunião da Ampla ocorrerá no dia 27 de janeiro, na Casa dos Municípios, com previsão de início para as 9h30min.

Gostou? Compartilhe