Um dos mais recentes e inovadores sistemas construtivos de casas são os painéis estruturais de PVC preenchidos com concreto. Essa nova tecnologia (sistema construtivo Concreto-PVC) está sendo bastante utilizada na construção de residências de interesse social, proporcionando grandes inovações perante o sistema convencional de construção. Pensando na importância de divulgar essa nova tecnologia para a sociedade, a acadêmica do curso de Engenharia Civil da Universidade de Passo Fundo (UPF), Taciana Girelli, realizou uma pesquisa para avaliar os custos entre esse novo modelo e o sistema construtivo convencional de alvenaria. A iniciativa, orientada pelo professor Eduardo Madeira Brum, foi um dos destaques durante a 4ª Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) da Engenharia Civil, realizado em dezembro, na UPF.
O sistema Concreto-PVC consiste na utilização de perfis modulares, fabricados em PVC, e preenchidos com concreto, na função de vedação vertical da residência, tornando as fôrmas de PVC o revestimento final das paredes. Com a inserção dessas novas tecnologias no mercado, a acadêmica Taciana considerou importante analisar as suas características e custos, com o objetivo de auxiliar os profissionais da engenharia, arquitetura e construtores na definição do tipo de método construtivo a ser utilizado. “O tema do trabalho foi realizar um comparativo de custo entre o sistema construtivo de concreto com fôrmas de PVC e a alvenaria convencional para uma residência unifamiliar”, destacou a aluna.
Um dos principais objetivos do trabalho é divulgar e incentivar essa nova tecnologia. “A ideia é inserir no mercado novos métodos e fazer com que os construtores, engenheiros e arquitetos possam conhecer esse sistema e utilizá-los”, ressaltou Taciana.
O trabalho apontou que o método construtivo Concreto-PVC mostrou uma economia de 2,93% nos custos diretos, em relação ao sistema Alvenaria Convencional. Além disso, em relação a composição do elemento parede, o novo sistema apresentou uma redução de 4,3% no custo direto total. O custo por metro quadrado também foi menor no Concreto-PVC.
Os resultados da pesquisa constataram que o sistema Concreto-PVC diminui o tempo executivo da obra, proporcionando o adiantamento de retorno de capital do investidor, e é mais sustentável, visto que os perfis modulares são obtidos prontos para a montagem, minimizando a geração de resíduos de construção. “A economia deste modelo construtivo é significativa e, portanto, viável a sua utilização para a produção em escala de residências unifamiliares. É importante que a sociedade conheça essas tecnologias que são mais sustentáveis”, pontuou
Pesquisa aponta que sistema construtivo com painéis de PVC tem baixo custo
· 1 min de leitura