A Imed promoveu nesta terça-feira (17/01) um encontro para apresentação prévia da proposta da criação de um ADE - Arranjo de Desenvolvimento da Educação através da parceria inicial com municípios predominantemente da região Norte do Rio Grande do Sul, visando acompanhar, apoiar e desenvolver a estrutura de educação oferecida nos municípios envolvidos, aproximando interesses e fortalecendo alianças e projetos que visem atender as metas do PNE – Plano Nacional de Educação através da observação de índices de qualidade da educação, além de desenvolver pesquisas científicas com efetivo impacto na educação. O evento, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Passo Fundo, reuniu prefeitos e representantes de 26 municípios da região norte do estado.
O que são os ADEs?
Homologado pelo Ministro da Educação, Fernando Haddad, o Parecer do Conselho Nacional de Educação CNE/CEB nº 9/2011, aprovado em 30 de agosto de 2011, trata sobre a criação de Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs) como uma estratégia para implantar o regime de colaboração entre municípios. O projeto Arranjos de Desenvolvimento da Educação nasceu de uma iniciativa do movimento Todos Pela Educação (TPE) e objetiva desenvolver uma metodologia para apoiar municípios a alavancar ações e indicadores educacionais, visando a melhoria da qualidade da educação no âmbito local, em uma ação conjunta com o Ministério da Educação (MEC) e outros parceiros.
O Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) é um modelo de trabalho em rede, no qual um grupo de municípios com proximidade geográfica e características sociais e econômicas semelhante busca trocar experiências e solucionar conjuntamente dificuldades na área da Educação, tendo como base o Plano de Ações Articuladas (PAR) e ponto de partida uma oficina de priorização de ações comuns aos municípios participantes, seguido de um processo de mobilização local e acompanhamento das ações.
O Arranjo se baseia nas notas (1 a 4) que cada município atribui para os 52 indicadores do PAR em suas quatro dimensões: Gestão Educacional, Formação de Professores e dos Profissionais de Serviço e Apoio Escolar, Práticas Pedagógicas e Avaliação, e Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos.
A proposta de criação do ADE Norte Gaúcho foi amplamente aceita pelos municípios presentes, sendo agendada para 9 de fevereiro a Oficina de Priorização, tendo como produto final do encontro o mapa das atividades prioritárias para a ação conjunta dos municípios. Nesse momento também será definido o grupo de gestão que dará suporte para as atividades do ADE e o calendário das próximas atividades. A criação do ADE Norte Gaúcho é a primeira atividade do InovaEdu - Laboratório de Ciência e Inovação para a Educação da IMED, prevista no calendário 2017.