Quem perde ou tem os documentos roubados deve ter cuidados fundamentais para evitar o uso indevido de seus dados. Além de registrar o Boletim de Ocorrência (B.O), o consumidor deve informar ao Serviço Central de Proteção ao Crédito sobre a perda ou roubo para bloquear os documentos e reduzir riscos.
O Balcão de Atendimento do SCPC Passo Fundo oferece gratuitamente o serviço de cadastro de documentos perdidos ou roubados com o objetivo de diminuir a possibilidade de fraudes. Segundo o diretor, Valter Ceolin, o alerta deve ser feito em casos de perda ou roubo de documentos, cartões e talões de cheques após o registro de B.O. “O alerta é gratuito, fica no banco de dados do SCPC e evita fraudes ou uso indevido da documentação no comércio”, explica Ceolin.
O Balcão funciona de segunda à sexta-feira, das 13h30m às 17h30m, e fica localizado na Rua General Netto, número 443, andar térreo. No local o consumidor também pode consultar a situação de seu CPF junto ao SCPC, conferindo o valor e o estabelecimento onde se encontra a pendência.