Sinduscon tem nova base territorial

Certidão de Registro Sindical amplia abrangência para 30 municípios

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Na quinta-feira, 26/01, Sinduscon - Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Passo Fundo obteve a consolidação do seu crescimento como entidade regional. Foi através do recebimento da Certidão de Registro Sindical, documento que amplia sua base de atuação para uma área formada por 30 municípios. A entidade recebeu sua Carta Sindical em 1986 e, na prática, sempre teve ações em âmbito regional. A solificação deste novo patamar veio através do novo documento expedido pelo Ministério do Trabalho. A solenidade foi na sede da Força sindical em Porto Alegre. A certidão foi entregue ao presidente do Sinduscon, Plínio Donassolo, que estava acompanhado pelos diretores Fernando Lângaro, Paulo Tomesaki e Edival Balen e pelo assessor jurídico Eduardo Amaral.

Agilidade
A solenidade de entrega teve a presença do Secretário de Relações do Trabalho, Carlos Cavalcante de Lacerda, que representou o ministro Ronaldo Nogueira. O ato teve as participações do secretário adjunto Luiz Carlos Barbosa, do Superintendente Regional do Trabalho, Joaquim Viana Cardinal, e dirigentes sindicais. Foram entregues certidões para 17 entidades gaúchas, laborais e patronais. A liberação do documento ganhou agilidade, segundo explicou Luiz Carlos Barbosa. “A média era de uma espera de 1.700 dias e hoje baixamos para 700, mas a meta é chegarmos a 180 dias. É inaceitável que as entidades fiquem tanto tempo sem representação para defender seus interesses, prejudicando as conciliações”, explicou. Já o secretário Carlos Lacerda destacou que as novas propostas implantadas no Ministério visam agilizar “sem distinções de classe sindical ou de centrais”. Ao falar sobre a propalada reforma trabalhista, classificou-a como “modernização”.

Mais forte
Agora o Sinduscon assume oficialmente sua conotação regional. Na prática, já havia assumido essa condição através de ações como as compras conjuntas de insumos e a integração regional na Mostra Moveleira. “Foram sete anos de espera por essa certidão”, comemorou Plínio Donassolo com o documento na mão. Sobre a extensão da base para 30 municípios, diz que “ganhamos força e poderemos oferecer mais para uma grande região”. A certificação permitirá que, como sindicato patronal, o Sinduscon realize as negociações coletivas em toda essa base. Há muito está área havia sido liberada pelo Sinduscon de Porto Alegre, mas, somente agora está vinculada com legitimidade à entidade passo-fundense. Isso também representa um fortalecimento através da ampliação da receita.

 

Abrangência do Sinduscon

Carazinho, Caseiros, Charrua, Ciríaco, Coqueiros do Sul, Coxilha, David Canabarro, Ernestina, Gentil, Getúlio Vargas, Ibiaçá, Ipiranga do Sul, Lagoa dos Três Cantos, Marau, Mato Castelhano, Montauri, Muliterno, Nicolau Vergueiro, Nova Alvorada, Passo Fundo, Pontão, Quatro Irmãos, Santa Cecília do Sul, Santo Antônio do Palma, Santo Antônio do Planalto, São Domingos do Sul, Sarandi, Sertão, Vanini e Vila Lângaro.

 

 

.

(*) O jornalista Luiz Carlos Schneider acompanhou a entrega a convite do Sinduscon.

Gostou? Compartilhe