HSVP forma residentes multiprofissionais

Por
· 2 min de leitura
13 residentes receberam o título de especialistas13 residentes receberam o título de especialistas
13 residentes receberam o título de especialistas
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF), Secretaria Municipal de Saúde e Ministério da Saúde e Educação realizou na sexta-feira, 03 de março, a solenidade de concessão de título de especialista aos 13 alunos concluintes dos programas de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso e Atenção ao Câncer. Os títulos foram entregues para enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas e nutricionistas. Familiares e autoridades acompanharam a celebração realizada no salão de atos da Faculdade de Direito, no Campus I da UPF.

A solenidade contou com a presença do superintendente executivo do HSVP, Ilário De David, do vice-presidente do HSVP, José Miguel Rodrigues da Silva, do vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UPF, Leonardo José Gil Barcellos, a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Bernardete Dalmolin, coordenadora da Divisão de Pós-Graduação lato sensu Dirce Teresinha Tatsch e da coordenadora dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde, Sandra Maria Vanini, além de preceptores e coordenadores da residência.

Na oportunidade, Ilário destacou a importância da parceria entre grandes instituições que se preocupam com o bem-estar da população, gerando programas como a residência multiprofissional. “Nós temos cenários de práticas maravilhosos. Somos referência para uma população de mais de dois milhões de habitantes que vem buscar a cura e os tratamentos aqui e os especialistas atuam neste campo fértil. No HSVP já estamos na quinta turma de residentes e eles mudaram, mexeram com a instituição. Mudaram a forma de trabalhar a multiprofissionalidade, melhoraram o trabalho de equipes e mais recentemente, implantaram a Pet Terapia. Quando imaginamos cachorros dentro do HSVP? Vamos continuar fazendo isso destas instituições, porque quem ganha é a comunidade”.

A farmacêutica Eliziane Langaro representou os residentes em seu pronunciamento. Ela agradeceu as instituições pelo trabalho, acolhimento e pela dedicação dos preceptores e coordenadores. “Nesta formatura oficializamos o desejo, o sonho e revivemos tudo aquilo que nos serviu como combustível em nossa jornada. Além do anseio pelo conhecimento e trabalho, temos em nós a capacidade de cuidar, tratar, levar alívio a quem precisa e ainda contamos com a ajuda do puro amor dos animais. Depois de dois anos intensamente vividos em equipe, estamos prontos para trilhar o nosso próprio caminho. Desejo que continuemos nossa busca pelo conhecimento, pelo aprimoramento das nossas técnicas e do nosso serviço, mas não nos esqueçamos daquilo que nos move, o amor”.

A nutricionista Jaqueline Souza, que concluiu a especialização em Saúde do Idoso, ressaltou também a experiência e os novos conhecimentos que a residência multiprofissional trouxe. “Foi uma experiência única. Passamos a conhecer melhor o trabalho dos colegas, a valorizar e aprendemos a atuar em equipe, o que traz muitos benefícios aos pacientes. Acredito que todos os profissionais deviam passar por essa experiência. Além disso, nós atuamos em vários campos, tendo uma visão do todo, desde a prevenção, tratamento, acompanhamento, o que foi muito enriquecedor e com certeza nos deixou mais preparados para o mercado de trabalho”, enfatizou a agora especialista.

Gostou? Compartilhe